Cidadeverde.com

HGV realiza mutirão em diversas especialidades durante feriado de 7 de setembro

Imprimir

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza amanhã (7) mais um mutirão de cirurgias nas especialidades de ortopedia, vascular e neurocirurgia. A meta é realizar 32 cirurgias em pacientes que aguardavam no Ambulatório Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul) por um procedimento.

A diretora geral do HGV, Clara Leal, reforça que se não fosse o apoio da Secretaria de Estado da Saúde não estava conseguindo realizar o 39º mutirão em apenas um ano. Os mutirões começaram em julho de 2015 e já beneficiaram mais de mil pessoas.

Amanhã, 7 de setembro, vai ser motivo de alívio para Lucas de Oliveira, de 22 anos, que trabalhava como auxiliar de mecânico. Desde que se envolveu em um acidente, há 1 ano e cinco meses, ele está afastado de suas funções. Lucas conduzia sua motocicleta por uma das ruas do bairro Cidade Leste, em Teresina-PI, quando colidiu com um veículo e teve trauma nos membros inferiores. Já passou por uma cirurgia e, agora, é um dos pacientes que vai passar por cirurgia em regime de mutirão.

O mesmo acontece com soldador José da Cruz, 34 anos, que devido a um acidente de moto está de licença médica há dois anos e quatro meses para tratamento de saúde. José da Cruz conta que ficou em coma três meses e já passou por oito cirurgias e agora vai realizar a nona durante o mutirão promovido pelo HGV.

A cirurgiã ortopédica, Ayrana Soares,  explica que o mutirões "servem para dar vazão a inúmeros pacientes que teriam seus procedimentos retardados em função da grande demanda, principalmente, considerando os elevados índices de acidentes”, destaca a médica. O cirurgião Vascular, Rodrigo Albergaria, acrescenta que serão realizados seis procedimentos de alta complexidade da cirurgia vascular, "são procedimentos para melhorar circulação e evitar perdas de membros, a maioria diabéticos", explica.

A equipe que participa amanhã do mutirão é composta por quatro cirurgiões ortopédicos, um cirurgião vascular e um neurocirurgião. Além de anestesistas, enfermeiros e equipe de apoio. Participam também os técnicos, Mário José, Cardênia, Ana Clara e Maria da Cruz.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais