Cidadeverde.com

Greve dos bancários tem grande número de adesões

Imprimir
  • ee5b238a-effa-4c2a-adcf-cfe939e291d8.jpg Divulgação
  • e5bbf7df-eeb2-49d0-957c-139910436643.jpg Divulgação
  • c18a43af-0486-4dea-9abb-9892f40692be.jpg Divulgação
  • acbf49e4-fa86-42b9-8e5a-5d585070ce67.jpg Divulgação
  • a1523baf-0adc-4e3a-a026-42afc5032876.jpg Divulgação
  • a1a94664-b585-4a91-b52b-47e1e1e6649d.jpg Divulgação
  • 695091b1-ff89-46dd-b761-6b034490c81d.jpg Divulgação
  • 4d3c9d89-61a5-410d-9395-ba74d4b8d866.jpg Divulgação
  • 0c453bc7-65d7-4cd4-aa41-a2be4cef8214.jpg Divulgação

Nesta terça-feira (06/09), a maioria das agências de Teresina e interior do Piauí amanheceram de portas fechadas e os bancários de braços cruzados. Na avaliação do presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Arimatéa Passos, a paralisação teve início com grande adesão e espera-se que ao longo da semana o número de bancários que devam aderir ao movimento grevista cresça mais ainda.

De forma pacífica e ordenada, os bancários de Teresina estão otimistas e retratam o sentimento de luta por melhores condições de trabalho nas concentrações em frentes as agências da capital. Munidos com faixas e cartazes, eles reivindicam melhor atendimento, reajuste salarial, ampliação do horário, fim das filas, dentre outras.

O vice-presidente do SEEBF-PI, Odaly Medeiros, avaliou positivamente o primeiro dia de greve no Piauí, tomando por base as agências que visitou na manhã desta terça. “A categoria atendeu nosso chamado e nenhum dos caixas está funcionando, apenas a gerência, mas a massa que atende a população na linha de frente está parada”, enfatiza, comentando que os bancários abraçaram a causa.

Odaly atribui o sucesso desse primeiro dia de greve a mobilização feita junto à categoria bancária e participação nas assembleias realizadas pelo sindicato. “A conjuntura favorece o movimento grevista, uma vez que os bancos são visados conta da lucratividade e os trabalhadores sabem que o momento de transição e instabilidade política termina por deixar o setor público vulnerável”, avalia o sindicalista, informando ainda que os bancos estão demitindo trabalhadores e não compensando através de novas contratações, inclusive oferecendo Programa de Desligamento Voluntário. Para se ter uma ideia, lembra o vice-presidente, “cerca de dez mil empregados saíram da Caixa em todo Brasil, sem que houvesse novas contratações para compensa e isso reflete no atendimento ao público, pois se trata de uma politica inversamente proporcional”.

Em sua avaliação, Arimatéa Passos, reforça que quase a totalidade das agências bancárias estão fechadas. “Temos informações o Banco do Brasil inibiu a função depósito em várias agências da capital e periferia. Então, é o indicativo de que a greve começa muito forte.”, comemora, afirmando que esse é o indicativo de que a paralisação está ganhando força.

Em virtude do feriado de 7 de Setembro, já que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se reúne sempre as quartas-feiras, ele acredita que tão logo percebam a pressão que os clientes deverão fazer pelo retorno do atendimento, a categoria pode ser convocada para uma rodada de negociação em caráter de urgência. “Mesmo assim não vamos criar expectativa dessa natureza”, pondera o presidente do SEEBF-PI.

Para Fabiana Sousa Bezerra, diretora de Políticas para Mulheres, o cenário hoje em dia é de imensa violência contra mulher. “Por isso, criaram inúmeras leis para tentar coibir esse abuso e no cenário de trabalho, a mulher é discriminada porque, mesmo exercendo as mesmas funções que os homens, recebem salário menor”, diz insatisfeita.

Ela conta que é preciso participar mais das ações do sindicato no sentido de defender os direitos da mulher. “Precisamos ir a luta”, diz Fabiana Bezerra, mencionando que é preciso uma participação maior da mulher nos vários setores da sociedade, bem como ter seus direitos respeitados.

Quadro de agências paradas no Piauí:

Banco do Brasil
Água Branca, Altos, Avenida União (Teresina), Barão (Teresina), Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Ceasa (Teresina), Cidade Verde (Teresina), Dirceu (Teresina), Elesbão Veloso, Esperantina, Estilo (Teresina), Floriano, Frei Serafim (Teresina), Heróis do Jenipapo (Teresina), Jóquei Clube (Teresina), José de Freitas (Parcial), Marquês (Teresina), Paulistana, Piçarra (Teresina), Piripiri, Poti (Teresina), Praça do Liceu (Teresina), Praça Rio Branco (Teresina), São Cristóvão (Teresina), São João, Super (Teresina) e Teresina (Centro).
 
BNB
Àgua Branca, Centro (Teresina), Dirceu (Teresina), Esperantina, Floriano, São João do Piauí.
 
Bradesco
Barão (Teresina) e Esperantina (Parcial)
 
Caixa
Água Branca, Altos, Areolino de Abreu (Teresina), Barão (Teresina), Cajuína (Teresina – Parcial) Conselheiro Saraiva (Teresina), Da Costa e Silva (Teresina), Delta do Parnaíba, Dirceu (Teresina), Esperantina, Floriano, Parnaíba, Paulistana (Parcial), Parque Piauí (Teresina) e Piripiri.
 
HSBC
Barão (Teresina) e Areolino (Teresina)
 
Santander
Álvaro Mendes - Centro (Teresina), Santander/Real (Teresina), Jóquei (Teresina), UFPI (Teresina) e Medical Center (Teresina) 

Da Redação
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais