Cidadeverde.com

Tenório no judô, Daniel Dias, triatlo na praia e bocha: os destaques do dia 3 da Paralimpíada

Imprimir

Descrição da imagem: Shirlene Coelho arremessa dardo (Foto: Patricia Santos / CPB)

O primeiro fim de semana da Paralimpíada do Rio promete arenas cheias para acompanhar não só os brasileiros, mas as modalidades específicas da competição. Neste sábado, atletismo e natação deverão levar o país a mais pódios e manter firme a briga para ficar entre os cinco primeiros no quadro. É dia do judoca tetracampeão paralímpico Antônio Tenório pisar no tatame da Arena Carioca 3. A bocha do Brasil, melhor equipe dos Jogos de Londres 2012, inicia sua trajetória para manter o desempenho. O futebol de 7 estreia sonhando com um inédito desfecho dourado. E o triatlo toma conta da praia de Copacabana prometendo muito apoio dos torcedores nas ruas do bairro. 

01
CEGOS E LANÇAMENTOS COM CHANCE DE OURO

Expectativa de bons resultados para cegos nas pistas e para amputados nos lançamentos. Nos 100m masculino T11, Lucas Prado e Felipe Gomes buscam manter o Brasil no pódio. O primeiro tem cinco medalhas paralímpicas: três ouros em Pequim 2008 e duas pratas em Londres 2012. Felipe ganhou um ouro e um bronze quatro anos atrás. As eliminatórias serão às 10h08 e as finais, às 19h58. No lançamento de disco F56, Claudiney Santos chega como vice-campeão paralímpico.Sua prova será às 10h. Porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura, Shirlene Coelho busca o bicampeonato paralímpico no lançamento de dardo F37, às 19h22. Na classificatória dos 100m rasos T47, uma disputa de gerações: o experiente Yohansson Ferreira, dono de quatro medalhas paralímpicas, e Petrúcio dos Santos, que despontou há dois anos e tem tudo para ser o futuro do Brasil nas categorias para amputados nos membros superiores.

02
NATAÇÃO TEM CASA CHEIA PARA MAIS MEDALHAS

Os ingressos para o Estádio Aquático estão esgotados para este fim de semana. Dez nadadores do Brasil vão disputar as classificatórias neste sábado pela manhã, a partir das 9h37, com destaque para Daniel Dias, nos 50m borboleta S5, e André Brasil, nos 100m costas S10. Daniel vai tentar sua terceira medalha na Rio 2016, depois do ouro nos 200m livre e da prata no revezamento 4x50m livre. André vai buscar a recuperação após o quarto lugar nos 50m livre, prova que tentou o tricampeonato paralímpico. As finais começam às 17h37. 

Descrição da imagem: Daniel Dias nadando na Paralimpíada do Rio (Foto: Getty Images)

03
MELHOR EM LONDRES, BOCHA TENTA MANTER DESEMPENHO 

Na Paralimpíada de Londres 2012 o Brasil alcançou o melhor desempenho na bocha. Foram três medalhas de ouro e uma de bronze. Os medalhistas Dirceu Pinto, Eliseu dos Santos e Maciel Santos fazem parte da equipe do país que estará a partir deste sábado na Arena Carioca 2, na estreia da fase de grupos de pares e equipes, a partir das 11h.  

Descrição da imagem: equipe brasileira de bocha no Parapan de 2015 (Foto: Reprodção/facebook)

04
FUTEBOL DE 7 ESTREIA PELO PRIMEIRO OURO 

Direfente do futebol de 5 do Brasil, campeão nas três edições das Paralimpíadas, a seleção de futebol de 7 está em busca do primeiro ouro. Depois de vencer a Grã-Bretanha na estreia, por 2 a 1, na quinta-feira, neste sábado o time do técnico Paulo Cabral enfrenta a Irlanda, no Estádio de Deodoro, às 19h. A partida é válida pela primeira fase. O futebol de 7 é uma adaptação para jogadores com paralisia cerebral ou deficiências similares. 

05
TRIATLO PROMETE EMOÇÃO NAS RUAS

No evento-teste do ano passado, o triatlo paralímpico foi uma das provas mais emocionantes de se assistir. Os torcedores ficavam nas grades ao redor do circuito disputado na praia de Copacabana e na Avenida Atlântica estimulando os competidores. Na Rio 2016 são três classes para homens (PT1, PT2 e PT4) e três para mulheres (PT2, PT4 e PT5). São 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. A disputa no sábado será dos homens, e no domingo das mulheres, ambas a partir das 10h. Os representantes do Brasil são Fernando Aranha e Ana Raquel Lins. 

 triatleta é retirado do mar na praia de Copabana por dois voluntários na disputa do evento-teste de triatlo, ano passado (Foto: Wagner Araújo/Mundo Tri)

 

06
ANTÔNIO TENÓRIO NOS TATAMES

Aos 46 anos, o interminável Antônio Tenório, tetracampeão paralímpico, disputa a Paralimpíada do Rio 20 anos depois de seu primeiro ouro, em Atlanta 1996. Depois de vencer em Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008, ele foi bronze em Londres 2012. Seu primeiro adversário será o alemão Oliver Upmann, quinto lugar nos Jogos de 2012, na categoria -100kg. Expectativa também para Wilians Araúcho, na categoria acima de 100kg. Ele é o atual líder do ranking mundial, foi prata nos dois últimos Jogos Para Panamericanos e enfrenta o iraquiano Garrah Albdoor. As lutas começam às 10h na Arena Carioca 3.  

Descrição da imagem: judoca Antônio Tenório amarra faixa preta no quimono (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

07
BASQUETE TENTA SEGUNDA VITÓRIA

O Brasil encerra a rodada de sábado enfrentando a forte Grã-Bretanha na Arena Carioca 1, às 21h30, pela terceira partida pelo grupo B. Após derrota por 75 a 38 para os Estados Unidos, a seleção se recuperou contra a Argérlia nesta sexta, ao vencer por 82 a 43.  

 

Fonte: Globo Esporte

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais