Cidadeverde.com

Notícia da Manhã: Médico explica lesões por esforço repetitivo

Imprimir

As doenças causadas pelo esforço repetitivo foram abordadas no quadro Saúde do Notícia da Manhã desta terça(13). Repetições contínuas de atividades, especialmente no ambiente de trabalho, contribuem para desenvolver lesões, principalmente, nos membros superiores, como mãos, braço, antebraço e ombros, que caracterizam o Dort(Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), também chamado de Ler(Lesão por esforço repetitivo).

Os principais sintomas relacionados a esses problemas são dores nos membros superiores e dedos, dificuldade de movimentação, formigamento, inflamação e alteração de temperatura e sensibilidade. O tratamento envolve medicação com antiinflamatórios e corticoides, além de repouso, fisioterapia, e em alguns casos, cirugia.

O médico reumatologista, José Tupinambá, esteve no estúdio do telejornal e explicou que as principais causas do problema são a repetição e carga excessivos, sem períodos de repouso, o que não oferece tempo suficiente para que a estrutura se recupere e microtraumas vão acontecendo sem que tenha tempo de reparo.

José Tupinambá ressaltou que a dor é o sinal de alerta e quem trabalha manualmente se ela aparece e se repete nas mesmas condições o paciente deve ir ao consultório para um diagnóstico específico.

O especialista falou ainda sobre a Bursite, que ele definiu como quadros inflamatórios e reversíveis. De acordo com o médico existem várias modalidades terapêuticas e a mais importante é a interrupção da atividade.

José Tupinambá também destacou a síndrome do túnel do carpo, segundo ele, caracterizada, principalmente, pela dormência nas mãos predominantemente à noite. Ele lembrou que muitas vezes, pessoas com esse problema recebem um falso diagnóstico de problema de circulação.

Assista na íntegra o quadro Saúde!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais