Cidadeverde.com

Veja 10 efeitos negativos do estresse para a sua aparência

Imprimir

O estresse é um sentimento de tensão física ou emocional que aparece em situações de frustração, fúria ou tensão, entre outras. Em pequenos episódios ele é normal e positivo, pois algumas vezes ajuda a evitar o perigo ou as más decisões. No entanto, na maior parte do tempo ele resulta em efeitos negativos, porque se produz de forma descontrolada e sob circunstâncias que prejudicam nossa boa qualidade de vida.


1. Bolsas sob os olhos
O estresse, a insônia e as alterações no rosto têm uma relação bastante forte entre si. As preocupações, os problemas financeiros e de relacionamento, além de uma lista infindável de tarefas, diminuem a qualidade do sono e levam ao aparecimento dessas bolsas. Isso faz com que a pele e os olhos pareçam cansados, envelhecidos e com um evidente problema de retenção de líquidos.


2. Pele seca
A tensão causada por este problema também interrompe a hidratação adequada da derme. Sua falta de controle diminui o desejo de ingerir água e aumenta a tendência de consumir mais café ou refrigerante. O principal inconveniente é que o corpo precisa de fontes saudáveis de água para poder se hidratar e manter a boa oxigenação da pele.


3. Acne
Está provado que o estresse tem muito a ver com o desenvolvimento da acne, da psoríase, do eczema e de outros problemas de pele comuns. A liberação de cortisol cria um desequilíbrio hormonal que se manifesta em surtos do problema e alterações tanto no rosto quanto em outras áreas do corpo. Isso também causa um desequilíbrio na flora microbiana do intestino, que desempenha um papel importante para a saúde da pele.

 

4. Brotoejas e urticária
As brotoejas e a urticária são causados por um desequilíbrio nos intestinos conhecido como disbiose. O problema surge quando as bactérias colonizam este órgão e inibem o funcionamento das bactérias benéficas, que protegem a saúde.


5. Perda excessiva de cabelos
Às vezes, a perda excessiva de cabelo é o resultado da constante exposição a situações estressantes. Este transtorno interrompe o crescimento do folículo piloso e causa um enfraquecimento que conduz à queda dos fios.

6. Rugas precoces
Quando não prestamos atenção a esse problema, o cortisol se desequilibra de forma significativa e provoca consequências como o ganho de peso, a elevação da pressão arterial e a perda de colágeno. Isso faz com que a pele perca sua elasticidade e desenvolva rugas precoces em áreas como o rosto, o pescoço e as mãos.

 

7. Cabelos brancos precoces

O cabelo também pode ficar branco antes do tempo por causa desse problema. Se você tem fatores genéticos que levam ao surgimento de fios brancos, o estresse diminui facilmente a produção de melanina, aumentando o número de fios grisalhos ou brancos. Se aumentarmos a ingestão de biotina, proteínas e vitamina E, podemos diminuir esses efeitos negativos para conservar s cabelos fortes e jovens.

 

8. Linhas nas unhas
O surgimento de linhas verticais nas unhas é algo comum e tem a ver com o processo normal de envelhecimento e algumas deficiências nutricionais. No entanto, quando surgem de um extremo a outro da cutícula são um sinal evidente de que o estresse está afetando o organismo.


9. Bolhas nas mãos
Às vezes aparecem bolhas nas mãos que se confundem com a micose e com outros problemas causados por fungos. No entanto, trata-se de uma doença de pele chamada disidrose, bastante relacionada com períodos mais longos de estresse.

 

10. Pele desprotegida
A pele estressada é mais suscetível aos agentes irritantes e infecciosos que afetam sua saúde. A falta de controle emocional abre caminho para a ação de fungos, queimaduras superficiais, manchas e outros sinais que fazem a pessoa aparentar mais idade. Como você pode ver, o estresse vai muito além de um estado emocional e pode influenciar até o que menos imaginamos. Ainda que muitos produtos cosméticos possam acalmar e reverter esses efeitos, é importante frear este problema e tentar relaxar sempre que possível.


Fonte: Melhor com Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais