Cidadeverde.com

Feito em Casa recebe Salgado Maranhão; poeta lança novo livro

Imprimir

Neste sábado(17), o Feito em Casa recebeu o poeta Salgado Maranhão, que lança seu mais recente livro, intitulado 'Avessos e Avulsos".

O apresentador Cineas Santos iniciou a entrevista lembrando que Salgado, há mais ou menos 30 anos, saiu de Teresina, onde estudava e trabalhava, para ir ao Rio de Janeiro fazer poesia. Passados esses anos, Cineas quis saber se ele conseguiu viver de poesia esse tempo todo ou pensou em desistir. O poeta respondeu que foram anos de luta e dificuldades para reafirmar o projeto que escolheu. "Tem que ter bom humor para saber o que você vai pagar pela sua escolha. Porque não tem escolha sem custo. Escolhi a poesia e naturalmente escolhi atividades paralelas e correlatas que não ferissem a natureza do meu projeto e do meu caminho", disse, brincando ainda que não pode parar mais porque agora é que a coisa está ficando boa.

O poeta referiu-se com essa brincadeira à admiração que seu trabalho vem conquistando no Brasil e exterior. Segundo ele, seu nome está espalhado pelo País e pelo mundo e nos últimos quatro anos esteve em 80 universidades americanas, dois livros foram traduzidos para o ingles e poemas foram publicados em mais 40 revistas literárias dos EUA. "São coisas que não se conquistam de uma hora para outra", ressaltou.

Ainda na entrevista, Salgado revelou como escreve seus poemas, afirmando que o poema passa por uma vivência dentro dele antes de colocar no papel, que tem que ouvir internamente a música desse poema e quase sempre quando põe no papel já vai de uma forma que permanecerá.

Os atuais Saraus e festivais, com poesia oral "festiva, gritante e rebolante", segundo Cineas, também foi assunto da entrevista e Salgado opinou dizendo que tudo que é gritado e excessivamente encenado não tem profundidade. O poeta disse que é preciso silêncio para se ter profundidade.

No final da entrevista, Salgado revelou que aspira uma cadeira na Academia Brasileira de Letras e disputa a vaga do jurista Evaristo Moraes Filho, concorrendo numa chapa de homens notáveis da sociedade. Para Cineas, o poeta vem construindo uma trajetória poética que o credencia a disputar uma vaga na ABL.

Veja no vídeo a entrevista completa!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais