Cidadeverde.com

Após indeferimento do registro de candidatura, Francisco Soares decide se desfiliar da REDE

Imprimir

Após o indeferimento do registro de candidatura para disputar as eleições municipais 2016 pelo Tribunal Regional do Piauí (TRE-PI), o professor Francisco Soares protocolou, na 1ª Zona Eleitoral, o pedido de desfiliação do partido Rede Sustentabilidade.

Além de Francisco Soares, que disputava o cargo de prefeito de Teresina, o seu candidato a vice-prefeito, Gilvan Monteiro, também protocolou o pedido de desfiliação. 

Eles alegam que continuar em um partido que preferiu apoiar outro candidato na disputa eleitoral era inviável. 

“Foi vergonhoso o que aconteceu. Eu defendo a moralidade e a ética na política. Nós precisamos que a Justiça e o Ministério Público tenham condições de apurar mais detalhadamente as manipulações ocorridas nas convenções partidárias. O partido fez um acordo sem o aval da maioria, com manipulação da ata, que nem vou lida, aprovada e assinada”, disse o Soares. 
 
Soares também comentou que, até o momento, não existe possibilidade de se filiar a outro partido político. “Eu aguardo uma reforma política antes de me filiar novamente”, acrescentou. 

O indeferimento pelo TRE-PI ocorreu em virtude do registro não está vinculado a nenhum Drap (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários), documento este que pede análise devida na instrução processual.  Segundo Soares, o documento fica na sede do partido e, por isso, não tinha como disponibilizar ao órgão. 

Na oportunidade, o professor Soares divulgou, nesta quarta-feira (21), um manifesto. No documento, ele destacou que a “legislação eleitoral precisa ser desburocratizada e tornar-se mais transparente o processo de Registro de Candidaturas”, além disso “a Lei precisa priorizar as candidaturas próprias aos cargos majoritários em vez de coligações”.

O manifesto também defende o fim da reeleição para os cargos majoritários de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal; fim das coligações proporcionais para vereadores, deputados estadual e federal; defesa do voto majoritário; fim da figura de suplentes para senadores e das siglas de alugueis, e a manutenção dos pequenos partidos políticos. 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais