Cidadeverde.com

Presidente do TRE-PI diz que urna completa 20 anos sem fraudes

Em seminário no Tribunal Regional do Piauí (TRE-PI), presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Joaquim Santana, disse que a criação das urnas eletrônica está completando 20 anos “bem sucedidos”. Pois de acordo com ele, até o momento, desde que começou a ser implemnetada nos processos de votação pelo Brasil, “não foi comprovada nenhuma fraude em seu sistema”, embora já tenha denúncias falsas sobre adulteração de urnas tenham sido apuradas.

Além disso, o presidente afirmou que esta é mais uma reunião, uma vez que já foram realizadas outras com o mesmo intuito, com o objetivo de divulgar a transparência e a lisura de todo processo eleitoral. “Um dos mecanismos para tanto é a auditoria e a votação paralela”.

No evento, aberto pelo presidente nesta quinta-feira (22) no TRE-PI, foi feito um esclarecimento sobre os mecanismos de controle do Sistema Eletrônico de Votação - SEV. O TRE garantiu que as urnas são seguras e praticamente impossíveis de serem fraudadas e que a justiça eleitoral se utiliza de todos os mecanismos cabíveis para garantir a lisura do pleito, no que cabe ao Tribunal Superior Eleitoral.  

Após a tentativa de fraude de um suposto esquema criminoso que garantia fraudar urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições 2016, divulgado na semana passada, a reunião, aberta ao público, também serve para mostrar todos os mecanismos de segurança utilizados pela justiça eleitoral, para garantir toda a segurança e transparência do processo e também das urnas eletrônicas. 

O evento é voltado para candidatos, representantes de partidos políticos, juízes eleitorais, membros do Ministério Público Eleitoral (MPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), imprensa local e o público em geral. 

Durante o Seminário, coordenado pelo secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, Anderson Lima, foram apresentados os tipos de controle que a Justiça Eleitoral oferece para a transparência do processo eleitoral, no que tange ao Sistema Eletrônico de Votação – SEV. 
"Em março foi dada a oportunidade para o acompanhamento do desenvolvimento dos sistemas eleitorais. No início de setembro, o TSE promoveu a cerimônia de lacração e assinatura digital e ainda temos as cerimônias de geração de mídia e preparação das urnas que estão ocorrendo. Além disso, a Justiça Eleitoral realiza a auditoria e votação paralela", explicou o secretário. 

O seminário também vai abordar detalhes técnicos do SEV como a criptografia, assinatura digital e processos de transmissão de resultados. Ao falar sobre a importância do encontro, Anderson Lima destacou os esforços da Justiça Eleitoral em fortalecer os mecanismos de segurança da urna. "A urna eletrônica está completando 20 anos e, ao longo desse tempo, não houve nenhum registro de fraude comprovado que possa comprometer o sistema eletrônico de votação. A Justiça Eleitoral vem trabalhando para que esses controles sejam cada vez mais fortalecidos".


Lyza Freitas (Com informações do TRE-PI)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais