Cidadeverde.com

Piauí fatura 12 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude

Imprimir

O badminton e o judô deram ao Piauí a conquista de 12 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude, categoria de 12 a 14 anos no infantil individual masculino e feminino, encerrado na sexta-feira (23), em João Pessoa, na Paraíba. Foram quatro de ouro, duas de prata e seis de bronze. A competição nacional prossegue até o dia 29, com a categoria infanto-coletiva, nas modalidades voleibol, handebol (masculino/feminino), basquetebol e futsal (masculino).

Coube ao badminton, na primeira divisão (masculino/feminino), o maior número de medalhas (8). Sania Valéria Passos Lima, de 14 anos, da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, ficou com a tríplice coroa ao faturar três medalhas de ouro - simples feminino (disputou a final contra a conterrânea Maria Emanuelle Ferreira da Rocha, da Escola Municipal Barjas Negle e venceu por 2 sets a 0); uma nas duplas feminino, com Maria Emanuelle vencendo São Paulo por 2 sets a 0; e a outra com a dupla mista Thiago Mozer de Araújo Ribeiro, da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, vencendo o Paraná por 2 sets a 0.

A outra medalha de ouro foi com a dupla mista Fernando da Costa Vieira Júnior (Pro Campus) e Thiago Mozer (Nossa Senhora da Paz), vencendo João Pessoa por 2 sets a 0. A medalha de prata veio com o simples feminino onde Maria Emanuelle perdeu para São Paulo por 2 sets a 0. Os três bronzes com os seguintes atletas - Thiago Mozer (venceu de 2 sets 0 para São Paulo), Fernando Júnior (venceu de 2 sets 0 para o Rio de Janeiro), ambos no simples masculino, e a dupla mista com Fernando Júnior/Maria Emanuelle venceu o Paraná por 2 sets a 1.

Judô

O judô trouxe na bagagem quatro medalhas, três de bronze e uma de prata. A mais importante foi pela equipe feminina, da segunda divisão, formada por Analice de Sousa, Bruna Ellen da Silva, Kayllany Batista, Larissa Morais, Mariana Almeida e Michelly da Silva. Elas ficaram com a medalha de prata ao perder na final para Pernambuco, por 3 a 2. Mas para chegar a decisão nos tatames, elas venceram Alagoas, Santa Catarina e Ceará. O resultado levou o judô à primeira divisão, ao lado de Pernambuco, para os Jogos Escolares da Juventude em 2017.

Sobre as medalhas de bronze dos judocas piauienses, elas foram vencidas por Analice Costa de Sousa (super ligeiro feminino), Mariana Silva Almeida (pesado feminino) e Luis Gustavo de Sousa Tourinho (médio masculino).     

Sobre as demais modalidades esportivas, a luta olímpica por equipe chegou às oitavas de finais, mas foi eliminada pelo Rio Grande do Norte. A natação buscou algumas alternativas, como no nado borboleta 100 metros feminino/masculino, 100m peito feminino/masculino; 200m livres masculino/feminino; 50m costas feminino/masculino e no revezamento 4 x 50m medley feminino/masculino, mas não passou de fase.

O tênis de mesa individual feminino obteve uma vitória em cinco jogos: Piauí 2 x 0 Distrito Federal, Piauí 0 x 2 Paraná, Piauí 0 x 2 São Paulo, Piauí 0 x 2 Amazonas 2 e Piauí 0 x 2 Santa Catarina. E no individual masculino com duas vitórias e quatro derrotas em seis jogos: Piauí 2 x 0 Rio Grande do Norte, Piauí 2 x 0 Roraima, Piauí 0 x 2 São Paulo, Piauí 0 x 2 Bahia, Piauí 0 x 2 Amapá e Piauí 1 x 2 Bahia. O xadrez convencional feminino e o masculino no blitz pouco ameaçou seus adversários, não conseguindo os pontos necessários para subir de fase.

Por fim, o atletismo esteve em cinco finais, mas sem sucesso. Primeiro no salto em distância masculino, com Carllos Eduardo Oliveira Pereira (Escola Municipal Antilhon Ribeiro Soares) e na pontuação geral ele ficou em oitavo lugar entre os 12 participantes. Nos 75m masculino, o atleta Breno Barbosa de Carvalho (Escola Municipal Zé Irias, de Monsenhor Gil) ficou na sexta colocação entre os oito concorrentes. Ele também correu os 250m e ficou na última posição. Também nos 250m feminino, a atleta Eline Eduarda Sousa da Silva (Escola Municipal Antônio Gayoso) chegou na última colocação. A atleta Naielly Suellen Gomes da Silva (Unidade Escolar Padre Antônio José do Rego), no lançamento de dardo ficou em 11º lugar entre as 12 atletas participantes.

Coletivas

A delegação do Piauí com a categoria coletiva para atletas de 12 a 14 anos, composta por 75 pessoas entre alunos/atletas, treinadores e oficiais, inicia, nesta segunda-feira (26), a participação nos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa, na Paraíba. Modalidades presentes: voleibol masculino/feminino, handebol masculino/feminino, basquetebol masculino e futsal masculino. Os jogos encerram na quinta-feira (29).

A delegação piauiense conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Estado da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais