Cidadeverde.com

Urnas são lacradas e votação deve durar 40 segundos, prevê TRE

Imprimir

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) iniciou os últimos ajustes nesta segunda-feira (26) nas urnas eletrônicas que serão distribuídas por todo o Piauí. Os técnicos já inseriram os dados dos candidatos e eleitores e realizaram os testes físicos, bem como a lacração dos equipamentos. A estimativa do órgão é que cada eleitor demore cerca de 40 segundos para votar.

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o secretário de tecnologia e informação do TER, Anderson Lima, explicou que os equipamentos já estão prontos para a votação e que somente na véspera é que serão enviados para as zonas eleitorais. “A urnas já estão preparadas com dados dos candidatos e dos eleitores e ao final de uma série de baterias de testes nesse equipamento já com esses dados é feito um processo de lacração física. Esse processo de lacração física é justamente para garantir a inviolabilidade da urna eletrônica e seus componentes para evitar que haja qualquer suspeita sobre o seu funcionamento”, destacou.

Para o técnico, a expectativa é que o processo eleitoral aconteça de forma rápida e sem problemas, já que como são apenas dois candidatos a serem votados – prefeito e vereador- o tempo de votação é curto, o que deve amenizar as filas. “O Tribunal tem uma a estimativa de que esse ano por ser bem simples o tempo médio é de aproximadamente 40 segundos. A previsão é que seja encerrada as 17h  e apurado para que seja enviado ao Tribunal”, explicou Anderson. 

Diego Iglesias
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais