Cidadeverde.com
Últimas

Armazém de Todos os Sertões encerra programação hoje

Imprimir

O Armazém de Todos os Sertões durante 17 dias levou ao público teresinense a valorização da cultura sertaneja através de grandes shows musicais, com apresentação de talentos regionais da música nordestina. Passaram pelo palco do Armazém Cultural cantores como Dominguinhos; Chagas Vale; Maciel Melo; Xangai; Moraes Moreira; Pedro Sampaio; Ednardo; Garrincha; Vagner Ribeiro; Geraldo Júnior; Papete; Validuaté; Carlinhos Veloz e Teófilo. 

Hoje (1), às 19h30, encerrando a programação, terá o músico,  poeta, letrista e arquiteto cearense Fausto Nilo, com apresentação especial de João Cláudio Moreno. 

A organização do evento promete finalizar o Armazém Cultural com grandes surpresas para o público presente.

 
SOBRE FAUSTO NILO

Nascido em Quixeramobim (CE), o poeta, letrista e arquiteto Fausto Nilo conhece música desde pequeno já que participava, ao lado dos sete irmãos, de reuniões promovidas por seu avô, seu Fausto, amigo do cego Aderaldo e de outros repentistas. Aos 11, mudou-se para Fortaleza e aos 20 anos ingressou na Faculdade de Arquitetura. Lá fez amizade com o cantor e compositor Fagner, primeiro a musicar um de seus poemas, e outros jovens compositores, como Rodger Rogério, Teti, Petrúcio Maia e Ricardo Bezerra, que passariam a ser conhecidos como "o pessoal do Ceará".

Em 1971, por problemas políticos, mudou-se para Brasília, onde passou a trabalhar como professor e a escrever suas primeiras letras para músicas de amigos. A primeira foi "Fim do Mundo" (com Fagner), gravada por Marília Medalha em 1972. Em 1977, já no Rio de Janeiro, formou parceria com Moraes Moreira, formando uma parceria inspirada que rendeu sucessos na voz do parceiro ("Alto-Falante", "Meninas do Brasil", "Coisa Acesa", 'Bateu no Paladar", "Santa Fé" - tema de abertura da novela "Roque Santeiro").

Obteve grandes sucessos nas vozes de Gal Costa ("Bloco do Prazer", com Moraes Moreira), Simone ("Pão e Poesia", com Moraes Moreira, "Pequenino Cão", com Caio Sílvio, "Um Desejo Só Não Basta", com Francisco Casaverde, "Você É Real", com Piska), Fagner ("Cartaz", com Francisco Casaverde, "Lua no Leblon", com Lisieux Costa), Amelinha ("Pedaço de Canção", com Moraes Moreira, "Flor da Paisagem", com Robertinho do Recife), Ney Matogrosso ("Retrato Marrom", com Rodger Rogério), A Cor do Som ("Zanzibar", "Zero", ambas com Armandinho), Lulu Santos ("Tudo com Você", com o próprio), Pepeu Gomes ("A Lua e o Mar" e "Eu Também Quero Beijar", ambas com o próprio e Moraes Moreira, sendo que a última também regravada pelo Cidade Negra - e "Mil e Uma Noites de Amor", com Pepeu e Baby Consuelo), Nara Leão ("Amor nas Estrelas", com Roberto de Carvalho), Geraldo Azevedo ("Dona da Minha Cabeça", "Você se Lembra", ambas com o próprio), Elba Ramalho ("Chorando e Cantando", com Geraldo Azevedo), Dominguinhos ("Pedras que Cantam", com o próprio) e muitos outros.

Tags:
Imprimir