Cidadeverde.com

Notícia da Manhã: Pombos transmitem várias doenças; veja

Imprimir

Nesta terça(4), no quadro Saúde, o Notícia da Manhã falou sobre as doenças transmitidas pelos pombos, animais encontrados em grande quantidade, principalmente, nas praças públicas e em áreas habitacionais. 

Os pombos, através de suas fezes, lançam no ar dois tipos de fungos que podem transmitir para o ser humano pelo menos oito doenças, entre elas, micoses, problemas respiratórios e até meningite. O perigo maior é no período quente e seco que levanta poeira contaminada pelas fezes e facilita a inalação por parte das pessoas.

Para prevenir a contaminação em áreas habitacionais, o Centro de Zoonose orienta a construção de um abrigo, onde os passáros tenham acesso, alimento e água, e que seja higienizado com cuidado, umidificando primeiro as fezes para evitar de aerossóis que são liberados.

No estúdio, o médico infectologista, Carlos Henrique Nery Costa, informou que no Hospital de Doenças Tropicais há muitos casos de meningite provocados pelos fungos liberados pelas fezes dos pombos, mas frisou que esses também podem ser adquiridos no meio ambiente como um todo, em árvores e estrume, por exemplo.

O infectologista revelou que sua preocupação maior é com quem mora em apartamentos, com ar condicionado, pois os pombos entram nos aparelhos e defecam por lá, provocando um acúmulo de fungos.

O especialista reforçou que a prevenção é a higiene e alertou para a necessidade de usar métodos de proteção quando for fazê-la, como usar mangueiras de alta potência.

O médico finalizou dizendo que doenças provocadas por esses fungos fazem parte de um grupo chamado de "doenças tropicais urbanas", que segundo ele, dão um novo fenômeno mórbido em tempos modernos. 

Assista na íntegra o quadro Saúde!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais