Cidadeverde.com

'Nuvem de fuligem' toma céu de Teresina após registro de nove incêndios

Imprimir
  • galeria6.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • galeria5.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • galeria4.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • galeria3.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • galeria2.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • galeria1.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com

O céu acinzentado desta tarde de terça-feira (04), em Teresina, poderia até ser bonito se a causa do cenário não fosse estarrecedora. Levantamento do Instituto Prevfogo revela que até às 16h de hoje, a capital piauiense registrou um total de nove incêndios e, por isso, uma nuvem de fuligem foi formada sobre a cidade, provocando um espectro solar cinza. 

O gerente do Prevfogo, Francisco Valeriano, explicou que o alto índice de incêndios somado às altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar, faz com que a fumaça das queimadas estacione e não disperse entre as nuvens. 

“Hoje a temperatura em Teresina está 39ºC e a umidade relativa do ar tem percentual de 20%. Esses fatores aliados às ocorrências dos incêndios são responsáveis pela nuvem de fuligem que paira sobre a cidade”, explica Francisco Valeriano. 

De acordo com o Prevfogo, os nove incêndios registrados nesta terça-feira se concentraram na zona Sul de Teresina. A maioria foi no em áreas de matagal do bairro Angelim e no Distrito Industrial. 

“O monitoramento é feito via satélite, que detecta o foco. Como não fomos aos locais das queimadas, não podemos mensurar se os incêndios foram de baixa, média ou alta proporção”, conta o gerente do Prevfogo. 

Temperatura estaciona em 39ºC 

Segundo previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), até sábado (8), a temperatura em Teresina ficará em 39ºC, exceto na quinta-feira (6), que o termômetro registrará 38ºC. 

Já a umidade relativa do ar continuará baixa, variando entre 20 a 25%, de acordo com INPE. 

“Essa condições climáticas vão contribuir para que mais vezes essa nuvem de fuligem seja formada em Teresina”, finaliza o gerente do Prevfogo, Francisco Valeriano. 

Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
redaçã[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais