Cidadeverde.com

Brasil é o país que mais exporta jogadores para o futebol internacional

Imprimir

O futebol brasileiro é reconhecidamente um dos principais fornecedores de jogadores para o futebol europeu. E, de acordo com estudo de Amir Somoggi, consultor de marketing, que fez parceria com a Football Improvement, de Lisboa, baseado em números da Fifa, o País é, disparadamente, o maior vendedor de atletas para o exterior.

A entidade máxima do futebol calcula que 5.520 jogadores brasileiros foram negociados com times estrangeiros, nos últimos quatro anos. Em segundo lugar, vem a Argentina, com um número muito inferior: 2.632.

Em termos de arrecadação, os valores de 2015, em reais, bateram o recorde dos clubes nacionais. Em euros, o valor foi de 172 milhões. Com a cotação do dia 31 de dezembro do último ano, o montante foi de R$731 milhões.

Segundo análise de Somoggi, na maioria dos casos os clubes não levam a totalidade do dinheiro da venda, já que os atletas costumam ter os direitos econômicos fatiados. Sendo assim, as agremiações vendem muito, mas não faturam tanto quanto poderiam.

É comum os clubes usarem os montantes arrecadados com transferências para cobrirem rombos orçamentários, mesmo com o aumento de receitas oriundas do marketing e dos direitos de transmissão na televisão.

Na última janela de transferências, alguns nomes importantes do futebol brasileiro foram para a Europa. Gabriel Jesus e Gabigol foram negociados com Manchester City e Inter de Milão, respectivamente. O palmeirense, entretanto, só irá para a Inglaterra no início de 2017. Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato, nomes de destaque no cenário nacional, foram para a Espanha, defenderem Sevilla e Villarreal.


Fonte: Gazeta Press

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais