Cidadeverde.com

Senador quer prazo para demitir parentes

Imprimir

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu nesta segunda-feira (1) que a Mesa Diretora do Senado fixe um prazo para que os parlamentares demitam os parentes empregados na Casa. Para ele, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proibindo o nepotismo não é imediata e precisa de uma posição da Mesa determinando o prazo de execução. Mozarildo emprega a mulher, uma filha e um sobrinho no seu gabinete.

Para justificar sua posição, o senador do PTB se baseia na resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que proibiu o nepotismo no Judiciário e deu base para a proibição da contratação de parentes no Legislativo e no Executivo. Nesta resolução, foi dado um prazo de 90 dias para que os tribunais cumprissem a decisão.

?O CNJ, quando proibiu o nepotismo no Judiciário, deu um prazo de 90 dias e eu espero que isso se observe no Legislativo também. Eu espero que a Mesa determine como será formalizado e executado o cumprimento da decisão do Supremo?, disse o senador.

A posição do senador contraria a do presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN). O peemedebista pediu que os próprios colegas demitam os parentes e já deu o exemplo ao afastar um sobrinho que trabalhava em seu gabinete.

Para justificar a necessidade de prazo para demissão, o senador do PTB argumenta que os parentes têm compromissos financeiros assumidos e não podem perder o emprego abruptamente.

?Não tenho outra fonte de renda e minha mulher complementa a nossa renda. Minha filha, por exemplo, é casada, tem família e o salário vai fazer falta. Como houve decisão, irei demitir, mas preciso saber em que prazo?, afirmou Mozarildo.

Ele afirmou ainda que deveria haver uma espécie de cota que permitisse aos parlamentares nomear parentes para serem assessores políticos. ?Nós não precisamos só de assessores técnicos, mas também políticos. Meus parentes são assessores políticos?, justifica. Ele lembra que as chefes de executivo foi permitida a nomeação de parentes para cargos políticos.

 

Fonte: G1

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: