Cidadeverde.com
Geral

Cepisa não cumpre acordos estabelecidos em ACT

Imprimir

A diretoria do Sindicato dos Urbanitários ? Sintepi se reuniu hoje(02) com trabalhadores da Cepisa em Assembléia geral, em frente à sede da empresa, para tratar de alguns assuntos referentes ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

O acordo fechado há cerca de dois meses entre o Sindicato, trabalhadores e a direção da empresa, não está sendo cumprido em algumas cláusulas, como a não implementação do plano de saúde odontológico, plano de benéfico da Facepi e promoções por desempenho do PCCS.
 

Além disso, o presidente do Sintepi, Francisco Marques, repassou informações sobre o 8° Encontro Nacional dos Urbanitários, o ENU, que aconteceu em Belém, Pará. No encontro, entre outras discussões, foi debatida a nova estrutura das empresas distribuidoras de energia e o lançamento da criação de uma Intersindical das Distribuidoras Federais de Energia, para lutar pela igualdade dos direitos dos trabalhadores.

A partir de agora, a Cepisa deixa de ser federalizada e passa a fazer parte do Sistema Eletrobrás, assim como outras empresas do Norte e Nordeste, incluindo as companhias energéticas de Alagoas, Rondônia, Amazonas, Acre e Roraima.

O presidente explica que foi importante essa mudança porque poderá trazer grandes benefícios para trabalhadores do setor. "Agora, com a unificação da gestão das empresas distribuidoras de energia estaremos trabalhando para unificar direitos e benefícios dos trabalhadores das seis empresas de energia que fazem parte do Sistema Eletrobrás", afirma.

Marques acrescenta que a criação da Intersindical acontecerá em novembro, em Rondônia, por ocasião da realização do Congresso dos urbanitários da região Norte. A Intersindical irá reunir representantes dos sindicatos dos urbanitários das empresas distribuidoras de energia, com o objetivo de estabelecer uma unidade na defesa dos direitos dos trabalhadores nas relações com as empresas distribuidoras.
 
 
Tags:
Imprimir