Cidadeverde.com

Saiba as principais causas e o que fazer quando sentir dor de dente

Imprimir

Quando o paciente sente dor no dente, é obvio que algo está errado. As causas mais comuns de dor de dente são cáries, sem dúvidas é a queixa mais comum nos consultórios. A cárie começa na superfície do dente, "acabando" com o esmalte. Como no esmalte do dente não há terminação nervosa, o paciente não sente a dor. Somente no momento que a cárie evolui e alcança uma porção mais interna, chamada dentina, que o paciente começa a sentir mais dor.

Pacientes idosos podem não sentir dor nenhuma, uma vez que o passar da idade acarreta no fechamento dos túbulos dentários. Por isso a recomendação é visitar o dentista com mais frequência na terceira-idade, uma vez que cáries podem se instalar sem causar sintomas. Já nos jovens, a dor normalmente é bem sentida.

Outra estrutura que possui terminação nervosa é a região da raiz, que pode ficar exposta no meio bucal por uma série de motivos, entre eles escovar os dentes com força, fazendo a gengiva retrair e causando dor de dente.

A dor de dente também pode ser causada por ligamento periodonal, bruxismo e briquismo, que são problemas relacionados ao atrito muito forte dos dentes, causando desgaste do esmalte.

Qualquer situação ligada à saúde bucal deve ser imediatamente investigada com o dentista. Mesmo que não haja dor é recomendado consultar o profissional periodicamente, pois alguns problemas graves podem não apresentar sintomas - por exemplo um tumor.

Pessoas que estão sofrendo com a dor de dente e aguardando a data da consulta médica pode usar analgésicos e anti-inflamatórios para aplacar a dor. O ideal também é evitar alimentos ácidos, muito quentes ou muito frios e alimentos muito sólidos/duros.


Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais