Cidadeverde.com

Prefeito de Redenção do Gurguéia volta a ser preso pelo Gaeco em Teresina

Imprimir

O prefeito de Redenção do Gurguéia, Delano Parente, foi preso na manhã desta terça-feira (11), em cumprimento a mandado de prisão preventiva em Teresina. O gestor estava foragido desde a semana passada, quando foi expedido mandado judicial. 

De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Piauí, Delano Parente estava escondido em uma residência na Capital.

“O prefeito foi localizado em seu apartamento em Teresina, e foi dado cumprimento ao mandado de prisão. Em princípio, ele disse que estava à disposição da Justiça e tinha interesse em esclarecer os fatos. Já designamos uma data, próxima quinta, para fazer uma oitiva formal sobre os novos fatos que surgiram na investigação”, comentou o  coordenador da Gaeco, o promotor Rômulo Cordão, acrescentando que Delano responderá o processo preso e, posteriormente, o judiciário irá condená-lo ou não.  

Sobre os comentários do prefeito alegando perseguição do Ministério Público, o promotor disse que não passa de abuso do poder de defesa.

“É um argumento fajuto dizer que um órgão como o MPE está perseguindo. Isso é abuso do direito de defesa. O órgão esta apenas cumprindo o seu dever, pois constitucionalmente recebeu a missão de defender a sociedade”, rebateu Cordão. 

Em julho deste ano, o Gaeco desbaratou um grande esquema de fraudes em licitações. Na época, Delano Parente foi preso sob a acusação de comandar a organização criminosa. O réu obteve uma liminar e estava solto por força de  um habeas corpus, mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) cassou essa determinação.

Mesmo preso, o prefeito só perderá os direitos políticos após o julgamento. Desde quando foi deflagrada a operação Déspostas, além de Delano Parente, foram presas outras 15 pessoas - sendo 8 somente em Redenção do Piauí. As acusações são de desvio de recursos públicos e o MP estima que o rombo nas contas da prefeitura chegue a R$ 17 milhões. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais