Cidadeverde.com

Festa de Nossa Senhora Aparecida reúne mais de 5 mil fiéis em Teresina

Imprimir
  • a33affc6-ffdf-4008-987d-ff843b64ce35.jpg Livio Galeno
  • e0265d0a-0aa2-4b8b-8dfb-be7f0f474c1a.jpg Livio Galeno
  • 65118f87-83bd-4f5a-a60c-2b9bb7e9e418.jpg Livio Galeno
  • 26036c04-d361-41b6-af25-fb4c6c7bdc3e.jpg Livio Galeno
  • 4b2a6f55-22db-435a-ad70-a6cfe70dbb2a.jpg Livio Galeno

Mais de 5 mil de fiéis estão reunidos no adro da igreja de São Benedito acompanhando a celebração de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Após a missa, celebrada pelo arcebispo Dom Jacinto Brito, os fiéis seguem em procissão pela avenida Frei Serafim até ao Centro Pastoral Paulo IV, onde será feita a coroação da imagem. 

"Estarmos em romaria é um momento de alegria. Mais tarde faremos a coroação de Nossa Senhora que é a nossa Mãe morena", ressalta Fernando Alencar, membro da comissão organizadora do evento. 

A festa da Mãe de Deus acontece em Teresina há 10 anos. No Centro Pastoral Paulo IV foi montada uma exposição que conta a história de Nossa Senhora Aparecida e fica aberta até a sexta-feira (14). Em Teresina, a imagem percorreu várias paróquias.

"Nossa Senhora é festejada em vários lugares do Brasil e de forma especial em Teresina. Fizemos uma peregrinação pelas paróquias da cidade para lembrar esse momento tão importante, o momento em que os pescadores do rio Paraíba do Sul encontraram há imagem há cerca de 300 anos. A identidade do católico tem a proximidade com essa Mãe tão boa que nos aponta Jesus", finaliza Alencar. 

História de Nossa Senhora de Aparecida e o feriado

A história da Nossa Senhora de Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, começou em 1717. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba em São Paulo, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes. A época não estava boa para pesca, e eles rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura.

Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. A partir daí, peixes surgiram em abundância. Este é tido como o primeiro milagre da Padroeira. Em seguida, o povo nomeou a imagem como Aparecida para indicar as circunstâncias misteriosas de seu achado.

A devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional em Aparecida interior do Estado de São Paulo, sendo o “maior Santuário Mariano do mundo”.

Hoje, a padroeira do Brasil – país mais católico do mundo, atrai mais de 7 milhões de romeiros e devotos por ano. O Papa Francisco é devoto de Nossa Senhora de Aparecida.

O dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida era comemorado em 8 de dezembro desde que, em 1928, o papa Pio IX a declarou padroeira do Brasil, mas a partir de 1954, ela passou a ser homenageada em 12 de outubro, quando o governo brasileiro decretou esse como seu dia­ oficial. Neste dia comemoram-se mais duas datas: o Dia das Crianças e o Dia do Descobrimento da América. O feriado nacional, contudo, deve-se somente ao dia da padroeira.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais