Cidadeverde.com

Pré-sal é petróleo achado atrás do galinheiro, diz Dilma

Imprimir

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, comemoraram nesta terça-feira (2) a produção de petróleo da camada pré-sal no Campo de Jubarte, no Espírito Santo. Gabrielli disse que país vive "nova era" e Dilma afirmou que país achou petróleo '"atrás do galinheiro".

"É uma nova era para nossa posição internacional [em relação ao petróleo].", afirmou Gabrielli na cerimônia de início da produção de petróleo na camada pré-sal no campo de Jubarte, no Espírito Santo. Pela manhã, o presidente Lula fez a primeira coleta de petróleo da camada e o material será utilizado inicialmente para testes.

Após Gabrielli, a ministra Dilma Rousseff discursou e afirmou que a Petrobras achou petróleo "atrás do galinheiro". Ela citou o escritor Monteiro Lobato, que atuou na luta "O petróleo é nosso" e escreveu o livro "O poço do Visconde", no qual é descoberto um poço de petróleo na fazenda do "Sítio do pica-pau amarelo". "Acho que voltamos ao sítio do pica-pau amarelo. O sítio é o Brasil e a Petrobras achou petróleo atrás do galinheiro", afirmou a ministra.
 

Dilma voltou a defender que os recursos arrecadados com a venda do petróleo do pré-sal sejam aplicados em educação.

"Aprofundar investimentos na educação, dar um status pra professores, fazer com que sejam reconhecidos (...) Hoje temos um governo que se preocupa com inclusão social, além do fato que não incluímos apenas, elevamos as pessoas à melhoria de vida (...) E para isso podemos utilizar o petróleo", disse a ministra.

O presidente da Petrobras disse ainda que o campo de Jubarte será uma "escola". "Esse poço é escola que vai nos ensinar mais ainda, esse poço vai ensinar o que fazer em todos os campos do pré-sal brasileiro. É nova era porque demonstramos que podemos produzir e temos tecnologia para produzir", afirmou.

Gabrielli disse que o petróleo do pré-sal pode ajudar no crescimento do país "como um todo".

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: