Cidadeverde.com

Paulo Dantas assume e vai demitir parentes de vereadores

Imprimir
O vereador Paulo Dantas (PSDB) foi eleito novo presidente da Câmara Municipal de Teresina, tendo Inácio Carvalho (PMDB) como primeiro vice-presidente. A eleição foi realizada no plenário na tarde desta terça-feira (2), com presença de todos os 21 vereadores da capital. Inclusive Renato Berger (PSDB), que tomou posse no lugar do ex-presidente da Casa, José Ferreira (PSDB), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral sob acusação de compra de votos.



O dia também foi marcado pelo retorno de Jacinto Teles (PT) à Casa. Após dois meses de licença, em que foi substituído por Décio Solano (PT), o principal nome da oposição na Câmara cumprimentou Paulo Dantas em seu discurso e comentou sobre os desafios que o vereador tucano terá pela frente, entre eles a demissão dos parentes de parlamentares lotados em gabinetes, por determinação da súmula vinculante Supremo Tribunal Federal - STF.

Jacinto anunciou que pedirá requerimento solicitando os nomes de todos os parentes de vereadores que tenham cargos na Câmara. A relação deverá ser encaminhada a Paulo Dantas para que o presidente da Casa proceda a demissão dos funcionários. Ainda não existe previsão de quando as demissões irão acontecer.

Vereadores como Elizeu Aguiar (PTB) e Valdinar Pereira (PP) já se manifestaram contrários no ano passado, quando o petista apresentou projeto nesse sentido. O petebista alegou à época ter um parente em seu gabinete, mas por ser pessoa competente e de confiança. Em 2007, o projeto de Jacinto não passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Foi considerado inconstitucional.

Fábio Lima
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: