Cidadeverde.com

Ibama e secretarias criarão brigada civil contra incêndios em Teresina

Imprimir

O Ibama e as secretarias do meio ambiente do estado e do município de Teresina criarão uma brigada civil anti-incêndio. O objetivo é atuar em parceria com o Corpo de Bombeiros no combate às chamas que têm colocado toda Teresina em risco nos últimos dias. Ao todo, foram 100 chamadas por dia na última semana. 

Segundo o superintendente do Instituto, Marcus Vinícius Monteiro, e o secretário estadual de meio ambiente, Ziza Carvalho, as duas entidades e o Corpo de Bombeiros atuarão juntas. Atualmente, há apenas duas viaturas de combate ao fogo na capital, que atende também as cidades no entorno. A brigada deve oferecer um reforço. 

"A Semar está muito preocupada, não tivemos antes uma perda de controle do fogo como agora. Junto com o Ibama e a Semam vamos trazer esforços com seus técnicos e dar atenção e prevenção. A Semar tem fiscalizado e repreendido quem faz as queimadas, o mais importante é educar que a queima é ilegal e para a agricultra a pessoa precisa de autorização", disse.

"Na criação da brigada, o Ibama estará dando todo o apoio à Semar e Seman, junto com o Corpo de Bombeiros. Atuaremos com o núcleo de educação ambiental, nesse momento dificil, fazendo treinamentos", disse.

O superintendente e o secretário informaram que dispõem de técnicos e pessoal capacitado e treinado para atuar na brigada. Além disso, a equipe atuará após capacitação dos bombeiros. 

 

Maria Romero com informações de Tiago Melo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais