Cidadeverde.com

STJ extingue ação em eleição sub judice e TRE deve validar votos em São Miguel do Tapuio

Imprimir

Lincoln Matos concorreu sub judice as eleições 2016 (Foto: divulgação)

As eleições 2016 no município de São Miguel do Tapuio devem ser definidas na próxima semana. Isso porque o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a extinção da ação judicial contra o candidato à reeleição Lincoln Matos (PTB), que disputava o cargo de prefeito junto com o Pompilio Evaristo (PSB). 

Por causa dessa ação, Lincoln estava concorrendo sub judice e os votos computados não foram divulgados no dia da apuração, que ocorreu no dia 2 de outubro deste ano. 

A liberação dos votos deve ocorrer na próxima semana. 

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lincoln aparece com 0% dos votos válidos e Pompilim, como é conhecido, possui 100% dos votos válidos, que foram 5.824.  Pelo site, o número de votos nulos é de 6.528 e, caso esse total seja os válidos de Lincoln, ele irá cumprir o quinto mandado como prefeito da cidade. 

“Eu disputei a eleição sub judice devido a uma ação penal que havia contra mim já prescrita, mas ainda não reconhecida a prescrição. Como candidato que concorreu sob judice, a totalização dos votos não aparecem. Agora só vai aparecer com essa extinção do STJ. Então, como a inelegibilidade se dizia a essa condenação que, uma  vez extinta, também fica extinta a inelegibilidade”, comentou Lincoln.

O candidato também disse ao Cidadeverde.com, neste sábado (15), que o STJ encaminhou a decisão ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí na tarde de ontem (14). 

A ação contra Lincoln foi realizada por nove dos 11 vereadores da Câmara Municipal de São Miguel do Tapuio alegando improbidade administrativa por parte de Lincoln. 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais