Cidadeverde.com

Maratona tecnológica de 36 horas incentiva alunos da rede estadual a desenvolver projetos

Imprimir
  • unnamed_(4).jpg Divulgação
  • unnamed.jpg Divulgação
  • unnamed_(3).jpg Divulgação
  • unnamed_(2).jpg Divulgação
  • unnamed_(1).jpg Divulgação

Um final de semana diferente para cerca de 50 jovens de Teresina. Eles participaram da primeira maratona tecnológica do Piauí, o IUHack. Durante 36 horas interruptas, os estudantes do Ensino Médio da rede estadual participam de várias atividades e, para enfrentar a maratona, contam com barracas, colchões infláveis, alimentação e opções de lazer para os horários de descanso.

O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Unibanco, promove no Centro de Ensino Médio e Profissional de Tempo Integral (Cempti) Zacarias de Góis (Liceu Piauiense). A atividade tem o objetivo de estimular os estudantes no desenvolvimento de projetos em que a tecnologia contribua para integração da comunidade escolar, promover o protagonismo juvenil, ampliar o diálogo e a cooperação entre alunos, professores e gestores. 

 
Na programação do IUHack estão sendo realizadas oficinas lúdicas e de técnicas que ajudarão os estudantes na elaboração de projetos e protótipos que envolvam direta ou indiretamente a tecnologia digital como suporte. Por exemplo, a criação de um aplicativo, a produção de uma websérie, a concepção de uma campanha ou de uma rede juvenil, uma intervenção na comunidade do entorno ou, ainda, uma proposta metodológica para a sala de aula.
 
Natália Aisengart, da agenda de Juventude do Instituto Unibanco, falou que o IUHack é uma jornada intensiva de aprendizagem. “Os jovens se dividirão em grupos, que trabalharão juntos durante todo o final de semana. Vamos realizar tanto atividades que trabalhem a empatia e a colaboração como oficinas de programação, games, memes, stop motion e criação de blogs. Na última etapa da maratona, cada grupo vai elaborar e apresentar um protótipo de projetos tecnológicos voltados para a melhoria da aprendizagem”, declara Natália.
 
Risalva Cardoso, diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem (UNEA) da Seduc, falou que o evento é de grande importância, pois tem muito a contribuir com esse novo modelo de gestão de ensino no Piauí. “O novo modelo de gestão tem um olhar globalizado para neurociência, tecnologia, rede social, trabalho emprego e inclusão, os alunos que estão aqui hoje irão trazer elementos fundamentais que irão fortalecer esse novo modelo que estamos buscando para a educação em nosso Estado”, declara a diretora.
 
Igor Gabriel, de 17 anos, se mostrou entusiasmado com a possibilidade de poder expressar suas ideias. “Iniciativas como essas vão mudar a educação no Brasil. A gente sente aqui que temos voz para um dia poder transformar nossa educação”, afirmou Igor.
 
O Instituto Unibanco está promovendo maratonas de 36 horas de atividades em escolas dos 5 estados participantes do Jovem de Futuro. O primeiro Estado a receber foi Góias,  o segundo está sendo o Piauí.
 
Entenda a metodologia pedagógica do IUHACK
 
A metodologia pedagógica do IUHack foi criada em parceria com o Instituto EducaDigital e tem por base a abordagem do design thinking na educação. Por definição, design thinking é um mindset, isto é, um novo jeito de desenvolver o pensamento crítico e a busca de soluções inovadoras para problemas comuns do cotidiano escolar, especialmente relacionados à prática pedagógica e às relações interpessoais.
 
O principal objetivo do design thinking é melhorar a vida das pessoas, por isso tem a empatia como valor central. As atividades envolvem essencialmente um formato dinâmico e colaborativo para estimular a criatividade dos participantes na geração de ideias que possam ser prototipadas (experimentadas) e constantemente aprimoradas, já que o erro deve fazer parte do processo de aprendizagem e evolução.

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais