Cidadeverde.com

Notícia Cultural: Final de semana com festa de Halloween

Imprimir

Sexta é dia de conferir a agenda cultural do final de semana no Notícia da Manhã.Toda semana o jornalista Péricles Mendel divulga as melhores festas e eventos no telejornal.

Na edição desta sexta(28), os destaques foram o show do Sambô, em uma boate da zona Leste, e a festa Halloween, no sábado(29), com várias bandas e djs, além do concurso que vai escolher a melhor fantasia.

HISTÓRIA DO HALLOWEEN

O Halloween ou "dia das bruxas" é comemorado em 31 de outubro. Trata-se de um evento tradicional e cultural. Entre as atividades de Halloween mais comuns estão festas à fantasia.

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro) os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, entre outros.

A festa de Halloween é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. 

No Brasil, a comemoração é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente, vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorizam e comemoram a data com seus alunos, como forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
 
Muitos brasileiros criticam o Halloween, pois defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

Veja na íntegra a agenda cultural!

Com informações de suapesquisa.com
Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais