Cidadeverde.com

Conheça 4 benefícios da meditação comprovados cientificamente

Imprimir

1. MEDITAÇÃO ACELERA A CAPACIDADE PROCESSAMENTO POTENCIAL DO CEREBRO

De acordo com um artigo de jornal pesquisa publicada na Frontiers in Human Neuroscience  em fevereiro de 2012, a meditação pode alterar a geometria da superfície do cérebro. Houve um estudo feito na Universidade da Califórnia, em Los Angeles envolvendo 50 meditadores e 50 controles que abordavam uma possível ligação entre meditação e gyrification cortical, o padrão e o grau de dobrar cortical que permite que o cérebro processe mais rápido. Este estudo mostrou uma correlação positiva entre a quantidade de gyrification em partes do cérebro e do número de anos de meditação Das pessoas, especialmente os meditadores de longo prazo, em comparação com os não-meditadores. Este aumento gyrification pode refletir uma integração de processos cognitivos ao meditar, pois meditadores são conhecidos por serem introspectivos e contemplativo,s utilizando certas partes do cérebro no processo de meditação.


2. MEDITAÇÃO LIBERA NOSSO TECIDO NEURONAL

Rebecca Gladding, MD explica em um artigo publicado em maio 2013 Psychology Today, como o cérebro funciona melhor com a meditação, e os efeitos positivos que tem sobre o cérebro, quanto mais você meditar. Basicamente, Gladding explica como o cérebro pode ser moldado pela meditação. Especificamente, a conexão com o nosso centro de medo e nosso “Eu” Center (local onde o cérebro reflete constantemente de volta para você) . Esta liberação diminui nossos sentimentos de ansiedade, porque as vias neurais que ligam nossa centro para o nosso medo diminui. Os sentimentos de ansiedade se tornam inúteis, ou seja, suficientemente ignorado, o que aumenta melhores caminhos neurais para se  formar. Novos caminhos neurais incluem uma melhor avaliação e respostas empáticas. O importante que Gladding também menciona é que, para manter os benefícios da meditação, você deve continuar meditando, porque “o cérebro pode facilmente voltar a seus velhos hábitos, se você não está vigilante.”


3. MEDITAÇÃO REDUZ O RISCO DE DOENÇA CARDÍACA

Um grande estudo cardiovascular foi feito e publicado em novembro de 2012, na revista: Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes.

Havia 201 pessoas com doença cardíaca coronária dadas duas opções.

(1) Faça uma aula de educação em saúde promovendo a melhoria da dieta e exercício.

(2) ter uma aula sobre a meditação transcendental.

Os pesquisadores estudaram esses participantes por cinco anos e descobriu algo interessante. Aqueles que escolheram (2) a aula de meditação teve redução de 48% para o risco geral de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte.


4. MEDITAÇÃO PODE MELHORAR A MEMÓRIA RECALL

Nova pesquisa sobre meditação mostra que a meditação pode aumentar ainda mais as capacidades de recuperação da memória. Catherine Kerr é pesquisador do Martinos Center for Biomedical Imaging e do Centro de Pesquisa Osher. Ela descobriu que aqueles que praticam a meditação podem ajustar suas ondas cérebros melhor. Eles poderiam rastrear as distrações e aumentar a produtividade mais rápido do que aqueles que não meditam. Menos distrações dá espaço para o cérebro integrar novas informações. Esta ligeira mudança no ajuste do cérebro pode ajudar dramaticamente na recuperação da memória. Kerr explica mais em um artigo chamado, Os efeitos da meditação sobre Emoção, publicado em junho de 2013, psychcentral.com. “A meditação mindfulness(atenção plena) foi relatado para melhorar inúmeras habilidades mentais, incluindo recuperação da memória rápida”, disse Kerr. “Nossa descoberta de que praticantes de meditação rapidamente ajustam a onda de cérebro que filtra o distração, isso poderia explicar a sua superior capacidade de lembrar-se rapidamente e incorporar novos fatos”.


Fonte: Yogui

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais