Cidadeverde.com

Governo quer parcerias com Dnocs para projetos de fruticultura

Imprimir

A criação de núcleos produtivos a partir da irrigação  e a segurança hídrica  foram temas de uma reunião entre o governador Wellington Dias e o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras de Combate à Seca (Dnocs), Miguel Ângelo de Azevedo. Em pauta, a conclusão do termo de cooperação entre Governo do Estado e o órgão federal para o desenvolvimento de projetos de fruticultura, dentro dos perímetros irrigados no Piauí, como os Platôs de Guadalupe e os Tabuleiros Litorâneos.
Preocupado com os efeitos da estiagem que atinge em cheio a produção agrícola piauiense, o governador pretende expandir projetos irrigados para outras regiões do estado, desenvolvendo a vocação para a produção de frutas. Os perímetros de Lagoa do Piauí, em Luzilândia; Caldeirão, em Piripiri; Vale do Fidalgo, em Simplício Mendes; e o Vale do Gurguéia, são áreas com potencial para a implantação desse tipo de atividade.
“A meta é que possamos repetir exemplos de sucesso como encontramos em São João do Piauí, Conceição do Canindé e Canto do Buriti. Incentivar a produção irrigada para produzir uva, banana, melão, melancia, goiaba e frutas em geral. Em outros lugares é possível trabalhar com produção de pescados, sementes, enfim, gerar renda a partir desses projetos”, explicou Wellington.
Wellington Dias convidou os representantes do Dnocs a participarem do próximo Fórum de Governadores do Nordeste, previsto para acontecer em  novembro, a fim de que o órgão apresente o plano para universalização da água na região.

Da editoria de cidades
[email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais