Cidadeverde.com

Teresina registra umidade de deserto e tem nova invasão de 'nuvem' de fuligem

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

A junção de temperatura alta com o baixo índice de Umidade Relativa do Ar e a incidência de incêndios fez com que Teresina registrasse, nesta quarta-feira (2), uma nova ‘nuvem’ de fuligem. 

A meteorologista da  Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Sônia Feitosa, alerta que na tarde hoje (2), o percentual de Umidade Relativa do Ar registrado na cidade foi de 13%, que segundo a especialista, é similar a de regiões desérticas.

“A diferença é que no deserto a Umidade fica sempre entorno de 10%. Já em Teresina esse percentual varia de acordo com os horários do dia”, esclarece Sônia Feitosa. Além da baixa umidade, a capital do Piauí alcançou 40°C de temperatura, que inclusive deve persistir nos termômetros pelo menos até a próxima sexta-feira (4). 

A meteorologista explica que todos esses fatores são responsáveis pela formação de ‘nuvens’ de fuligem.  “Tem toda relação. Quando a umidade está baixa e não chove nenhum dia  as superfícies estão secas e com os incêndios a fuligem é formada e não dispersa”, comenta Sônia. 

O setor de Meteorologia da Semar descarta, ainda, a possibilidade de chuvas em Teresina nos próximos dias. De acordo com Sônia, somente após a segunda quinzena do mês, deve começar a chover eventualmente na capital. Atualmente só está chovendo na região sudoeste do Piauí por conta da penetração de frentes frias.

Incêndio ameaçou casas na BR 316

Um dos incêndios registrados na tarde de hoje em Teresina aconteceu no quilômetro 20 da BR- 316, próximo à subestação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco.  Segundo moradores, o fogo começou ontem (01) e chegou a ameaçar  casas de um povoado da região.

O morador Pedro Silva disse ao Cidadeverde.com que parte das chamas já foram controladas e o fogo não ameaça mais as casas.  

 

Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais