Cidadeverde.com

Conheça os erros básicos na cozinha que ameaçam a sua saúde

Imprimir

Usar o mesmo pano de prato para várias funções

É muito comum usar o mesmo pano para secar as mãos, limpar qualquer sujeirinha que possa aparecer enquanto se cozinha e para secar a louça limpa. Não pode. É preciso ter um pano para cada função e, além disso, lavar sempre que puder ou quando perceber que está sujo.

 

Lavar os alimentos direto na cuba da pia
Deixar frutas e legumes dentro da cuba é outro hábito que deve ser revisto. Afinal, o local é onde são depositadas as louças sujas. Se você é daquelas pessoas que deixam as louças acumularem na pia para lavar quando vem a vontade, o alerta é ainda mais válido. Uma dica é usar uma vasilha para colocar os alimentos antes de lavar e outra para guardar limpos.

 

Guardar os alimentos na geladeira dentro de panelas de alumínio
Guardar o resto da refeição na geladeira dentro das panelas é outro erro muito comum. Só que o alumínio é um material tóxico, que deve ser usado apenas no momento de cozinhar. O ideal é guardar a comida em potinhos plásticos, de vidro ou inoxidáveis.

 

Usar tábuas de madeira para cortar alimentos
Nas tábuas de madeira, os microrganismos têm mais facilidade de proliferação, o que pode colocar os alimentos em risco de contaminação. Dê preferência às tábuas de vidro, que são mais higiênicas e fáceis de limpar, ou de plástico. No melhor dos casos, tenha duas: uma para carnes e outras para vegetais que não precisam ir ao fogo.

Manter o lixinho da cozinha em cima da pia
Lugar de lixeira não é na pia, principalmente se o recipiente é grande. No máximo, tenha uma vasilha para descartar os restos de uma refeição, e procure fazer isso o mais rápido possível, sem deixar acumular. Além disso, lavar pelo menos uma vez por semana é essencial para a saúde.

 

Descongelar e congelar comida da forma incorreta
Nada de deixar um pedaço de carne dentro da pia descongelando. Deixe em um prato na geladeira ou, se tiver pressa, use o micro-ondas. Para congelar, tire o excesso de ar do plástico. Assim, a carne não perde sabor e valor nutricional.

 

Ter aquele paninho de pia para apoiar a louça e secar a bancada
Ele mais atrapalha do que ajuda. E serve muito mais para acumular umidade e bactérias do que para secar a pia. É um grande acumulador de germes, que podem passar para os alimentos, se houver contato. Evite!

 

Fonte: A Gazeta

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais