Cidadeverde.com

Notícia da Manhã: Aumento da região abdominal traz riscos

Imprimir

Nesta terça(8), o Notícia da Manhã recebeu o médico endocrinologista, André Gonçalves, que participou do quadro Saúde. Ele falou sobre a circunferência abdominal, que pode estar associada a doenças crônicas e acima das medidas consideradas padrão eleva a taxa de mortalidade.

O especialista disse que desde 2005 a medida de circunferência abdominal ideal seria de 80cm para mulheres e 94cm para homens. Essas medidas elevadas aumentam a taxa de mortalidade em 52% para os homens e 80% para as mulheres, segundo pesquisas dos Estados Unidos.

O doutor André alertou que o aumento dessas medidas, normalmente, está associado ao sedentarismo e há um risco de hipertensão, diabetes e colesterol alto.

O médico disse que o problema afeta pessoas de todas as faixas etárias, embora seja esperado esse aumento da região abdominal na velhice. Ele lembrou também que existe o "falso magro", pessoa com o Índice de Massa Corporal normal, mas ainda assim com uma circunferência abdominal alterada.

Para medir a circunferência abdominal, o endocrinologista explicou que deve-se fazer a medida na região de quatro dedos acima da bacia. 

Confira no vídeo todas as informações sobre a circunferência abdominal!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais