Cidadeverde.com

Manifestantes contra pacote do governo do RJ invadem Alerj

Imprimir

Galerias da Alerj são tomadas por manifestantes (Foto: Leonardo Cardoso/ TV Alerj)

 

Atualizada às 17h

Alguns manifestantes que estavam protestando na escadaria da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), arrancaram os tapumes que estão diante do Palácio Tiradentes no começo da tarde desta terça-feira (8). Houve correria, e alguns manifestantes tiveram acesso ao plenário da assembléia e subiram na mesa da presidência da casa. Eles deixaram o local por volta das 17 horas. Na saída, os servidores rezaram um Pai Nosso e saíram do plenário cantando o Hino Nacional.

Mais cedo, outro grupo de manifestantes tentou entrar no local pelos fundos, mas foi rechaçado pelo Batalhão de Choque da PM. Vários funcionários da assembleia foram dispensados. Não havia deputados no plenário no momento da invasão.  Salas da assembleia, como a da vice-presidência, foram destruídas pelos manifestantes.

Os manifestantes entoavam gritos de guerra como "Uh, é Bolsonaro" e "Ô Picciani, pode esperar, a tua hora vai chegar", em referência ao presidente da casa, Jorge Picciani (PMDB), que declarou apoio ao pacote do governo do estado contra a crise, anunciado na última sexta-feira.

Posteriormente, o deputado Wagner Montes (PRB) começou a debater com os manifestantes e discursar.

Em nota, Picciani condenou a invasão e disse que ela foi "um crime e uma afronta ao estado democrático de direito. Leia, abaixo, a íntegra do texto.

"A invasão do plenário da Alerj é um crime e uma afronta ao estado democrático de direito sem precedentes na história política brasileira e deve ser repudiado. Esse é um caso de polícia e de justiça e não vai impedir o funcionamento do Parlamento. No dia 16 iniciaremos as discussões das mensagens enviadas à Alerj pelo Poder Executivo. Os prejuízos causados ao patrimônio público serão registrados e encaminhados à polícia para  a responsabilização dos culpados".

Desde a manhã, servidores da área da segurança pública do Rio de Janeiro realizaram um protesto, na manhã desta terça (8), no Centro do Rio, contra o que eles chamam de "pacote de maldades". Na semana passada, o governo do estado anunciou medidas com as quais pretende sanear as finanças do Rio. Em cartazes, os manifestantes pediram mais respeitos aos policiais e demais servidores do governo do estado.

As escadarias ficaram lotadas e os funcionários pediram que o governo pague em dia. Gritando palavras de ordem contra as medidas de austeridade, o grupo afirmou que continuará a se manifestar até ser ouvido.Entre as medidas anunciadas pelo governador estão a suspensão de reajustes salariais já concedidos, o aumento das alíquotas de contribuição previdenciária, o desconto de 30% dos vencimentos de inativos para reforçar o caixa da Previdência estadual, o corte de gratificações pagas a comissionados, o fim de programas sociais e a extinção de órgãos públicos.

Manifestantes ocupam mesa da presidência da Alerj e ouvem discurso do deputado Wagner Montes (Foto: Leonardo Cardoso/ TV Alerj)

Fonte: G1

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais