Cidadeverde.com

Repetindo 2014, Vasco é único grande que sofre até o fim para subir

Imprimir

O empate com o Luverdense colocou o acesso do Vasco em risco como nunca nesta edição da Série B do Campeonato Brasileiro. Se conseguir subir, o clube cruz-maltino já sabe que isso não ocorrerá antes da penúltima rodada, em um sofrimento que só ele mesmo provou entre os grandes que também caíram.

Desde 2006, quando a segunda divisão passou a ser disputada por pontos corridos, outras quatro equipes consideradas grandes caíram, mas o Vasco foi a única que demorou até as últimas rodadas para retornar à elite. Foi assim em 2014 e será assim também em 2016 - isso se realmente subir.

Com apenas dois pontos de vantagem para o quinto colocado, o Vasco só poderá garantir matematicamente a subida a partir da penúltima rodada, exatamente a mesma antecedência com que conseguiu subir em 2014. Antes disso, nunca um grande havia chegado a 37ª rodada sem o acesso.

Até então, o time que mais sofreu para subir foi o Atlético-MG, em 2006, que só foi garantir seu retorno à elite na 36ª rodada, quando venceu o Coritiba, ainda com dois jogos a fazer. Em 2015, o Botafogo subiu na 35ª, com três partidas de antecedência, com uma vitória, curiosamente, sobre o Luverdense.

Na primeira vez que caiu, o Vasco também não encontrou dificuldades para subir, tendo garantido um lugar entre os quatro primeiros da Série B na 34ª rodada, além de ter sido campeão do torneio.

Os grandes que demoraram menos tempo para assegurar sua classificação após a queda foram Corinthians, em 2008, e Palmeiras, em 2013. As duas equipes paulistas comemoraram matematicamente seu retorno à elite na 32ª rodada, com seis jogos de antecedência.

Depois do 1 a 1 em São Januário, o Vasco está em terceiro na Série B de 2016, com 59 pontos, apenas dois a mais que o Náutico, primeiro clube fora do G-4. A equipe cruz-maltina só não corre risco de cair para quino na próxima rodada porque os pernambucanos enfrenta o Avaí, que é quarto.

Nas últimas três rodadas da competição, o Vasco encara Bragantino (no próximo sábado, fora de casa), Criciúma (fora) e Ceará (casa) para definir seu retorno, ao não, à Série A em 2017.


Fonte: msn

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais