Cidadeverde.com

Heráclito é um dos 100 mais influentes do Congresso

Imprimir
O Senador Heráclito Fortes (DEM) está, mais uma vez, na lista dos 100 "cabeças" do Congresso divulgada pelo DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, nesta sexta-feira. A lista destaca os 71 deputados e 29 senadores mais influentes na condução do processo decisório brasileiro. Heráclito Fortes é o único político piauiense a constar na lista. De acordo com o estudo divulgado pelo DIAP, os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, e o PMDB, com 17. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 14 nomes.
 

A presença feminina entre os "cabeças" do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 9,42% do Congresso (56, sendo 45 deputadas e 11 senadoras), na elite do Congresso (Câmara e Senado) elas correspondem a apenas 0,8% (2 deputadas e 3 senadoras). São as deputadas Luiza Erundina (PSB/SP) e Rita Camata (PMDB/ES) e as senadoras Ideli Salvatti (PT/SC), Patrícia Saboya (PSB/CE) e Roseana
Sarney (PMDB/MA).

O coordenador da publicação, Antônio Augusto de Queiroz, explica que são utilizados critérios quantitativos e qualitativos para classificação dos parlamentares "cabeças" do Congresso. Primeiro, o institucional, que avalia o posto que ocupa na Casa, como líder, presidente de comissão, frente parlamentar ou integrante da Mesa Diretora. O segundo, é o reputacional - como é visto pelos colegas, consultores legislativos e analistas políticos.O terceiro é o fator decisional, que estuda o comportamento do parlamentar, a capacidade de liderar e influenciar escolhas. Queiroz explica que, a partir deste estudo, é feita a classificação por habilidades. Atualmente, a maioria está classificada como articuladores e debatedores.

- O parlamentar formulador tem caído muito. Não sei se é porque caiu o nível dos parlamentares ou se eles tem utilizado mais a assessoria parlamentar que atualmente é muito competente. O formulador é aquele parlamentar capaz de conceber, desenvolver e levar um tema para o centro do debate, com domínio técnico. Essa é uma das habilidades que tem se reduzido nos últimos anos - disse Queiroz.
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: