Cidadeverde.com
Viver Bem

Veja quais são os 7 alimentos prometem reduzir rugas e enrijecer a pele

Imprimir

Responsáveis pela maioria das queixas femininas, as rugas e a flacidez cutânea diminuem a autoestima e podem desvalorizar qualquer produção. No entanto, para fazer as pazes com o espelho e reverter o problema que assombra as mulheres, sete alimentos entram em cena para deixar a pele durinha e livre dos temidos vincos. Com poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, alguns ingredientes do cardápio podem combater os radicais livres, impedindo a deterioração das células sadias e devolvendo à cútis seu brilho e elasticidade naturais. Porém, para conquistar todos os benefícios escondidos por detrás desse grupo seleto de alimentos, é preciso muita disciplina. “Cada porção, quando ingerida na quantidade correta, confere à pele enrijecimento e jovialidade”, ressalta José Aroldo Gonçalves, nutricionista e diretor da NutMed Cursos de Nutrição, do Rio de Janeiro.

Conheça, a seguir, os sete produtos naturais que prometem manter a cútis livre das temidas rugas e rejuvenescida por muito mais tempo.

Carnes 
As carnes de baixa gordura são boas fontes de proteínas, capazes de produzir colágeno e evitar o aparecimento dos vincos e da flacidez. Além disso, as proteínas são enriquecidas pela niacina - vitamina responsável pela hidratação das peles secas. Poderoso, o composto também mantém o tônus muscular e nervoso. “Com apenas duas porções por dia, a carne traz benefícios à saúde cutânea”, avalia José Aroldo.

Cenoura 
Com função antioxidante, a cenoura também é enriquecida de betacaroteno, principal precursor da vitamina A (que é fundamental para o processo da renovação cutânea e pode ser encontrado em vegetais amarelos ou alaranjados, verduras com folhas verde-escuras, pêssego, gema de ovo, manteiga e fígado), além de ser capaz de melhorar a densidade e espessura da derme, combatendo a rugosidade e prevenindo  as temidas  rugas finas. Para obter os benefícios do legume, a dica é consumir três colheres (de sopa) cheias de cenoura crua ralada diariamente.

Frutas secas 
Ricas em flavonoides, substância anti-inflamatória e antioxidante, as frutas secas combatem os radicais livres, impedindo a deterioração celular e auxiliando na absorção de vitamina C - grande queridinha da ala feminina,  por diminuir vincos profundos e reduzir a flacidez da pele, deixando-a firme e jovial. Para assegurar uma cútis bonita e saudável, vale consumir três unidades de frutas secas por dia.

 

Iogurtes de baixa gordura ricos em lactobacilos 
Fonte de probióticos, micro-organismos vivos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal e, consequentemente, melhoram o aspecto geral da pele - o iogurte deixa  a pele lisinha, firme e sem linhas de expressão. “O ideal é incluir, pelo menos, um copo de 300 ml na alimentação”, recomenda José Aroldo.

Peixes 
Alimentos ricos em ômega 3, os peixes, como salmão e atum, são os responsáveis pela hidratação e elasticidade da cútis. Por isso, o consumo das iguarias deve ser de duas a quatro porções semanais.

Tomate 
Fonte de um poderoso antioxidante (licopeno), o tomate é capaz de eliminar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células, além de ser um eficaz protetor contra os danos causados pelos raios solares, deixando a cútis rejuvenescida e livre da flacidez. “A dose diária corresponde a meio tomate ou duas colheres (de sopa) de molho ou polpa concentrada”, afirma José Aroldo.

Vegetais folhosos verde escuros 
Enriquecido pela vitamina E, agente antioxidante capaz de agir contra o envelhecimento cutâneo, devolvendo seu viço e destruindo as células mortas, os vegetais verdes escuros, como espinafre, couve e agrião, regeneram os tecidos da cútis e protegem as células da ação dos radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce da pele.

“O ideal é ingeri-las frescas, in natura e com duas unidades diárias”, conclui José Aroldo.

 


Fonte: Terra

Imprimir