Cidadeverde.com

Ultrapassagem perigosa aumenta em BRs do Piauí e deixa PRF em alerta durante feriado

Imprimir

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou à meia-noite de sexta-feira (11) a operação Proclamação da República. Durante cinco dias, as ações nas estradas federais que cortam o Piauí serão intensificadas. Conforme a PRF, a prioridade será o controle da velocidade por meio de radares, o combate à embriaguez ao volante e também as ultrapassagens irregulares.

No Estado, as infrações por excesso de velocidade lideram o número de ocorrências. Foram 217 em três dias, uma média de mais de 70 flagrantes por dia. De acordo a  PRF-PI, houve queda nos registros desta natureza, mas chama a atenção as ultrapassagens proibidas, quase 80, número considerado elevado. 

"Há uma tendência de redução das ocorrências por excesso de velocidade, o que é positivo. No entanto, a quantidade de ultrapassagens é perigosa e liga o sinal de alerta, pois este tipo de infração tem ligação direta com os óbitos na estrada. Desde já, a PRF faz um alerta para que as pessoas programem o retorno do feriado, dirijam com calma para evitar acidentes", alerta Loiola. 

O inspetor enfatiza que o balanço parcial da operação aponta que o mau-comportamento do condutor nas estradas tem provocado infrações consideráveis. Em três dias foram fiscalizados 1.482 veículos. Destes, 52 foram retidos por oferecerem riscos. 

"Nos três primeiros dias de operação, foram 11 acidentes e um óbito. Também flagramos  37 condutores sob efeito de álcool. O capacete, que é um item de segurança muito importante, não está sendo usado, principalmente, no interior. Além disso, tivemos 13 prisões com os mais variados motivos", acrescenta. 

Em todo o Estado foram 70 autuações por conduzir motocicletas ou transportar passageiros sem capacete. A infração é considerada gravíssima, que implica em 7 pontos na CNH e multa de R$ 293,74.

A operação Proclamação da República se estende até a terça-feira (15). 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais