Cidadeverde.com

Comitês de combate à corrupção recolhe assinaturas

Imprimir

O Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral (CECCE) realiza neste domingo, 07, uma grande mobilização no adro da Igreja São Benedito, localizada na Av Frei Serafim, a partir das 7h30, para coleta de assinaturas da campanha "Ficha Limpa".

A campanha é organizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e precisa de um milhão e trezentas mil assinaturas para enviar o Projeto de Lei (PL), lei 9840, de iniciativa popular, ao Congresso. O PL trata de mudanças nos critérios de inelegibilidades, sugerindo a proibição da candidatura de políticos em débito com a Justiça.

A sociedade brasileira vem mostrando que apóia a iniciativa. Por todo o país, foram instalados Comitês Estaduais e Municipais de Combate à Corrupção Eleitoral e cidadãos voluntários unem esforços para aumentar o número de assinaturas durante a 1ª Mobilização Nacional.

De acordo com Hortência Mendes, representante da Cáritas Brasileira Regional do Piauí, no Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral, no Estado, diversas atividades foram realizadas desde o lançamento da campanha. "Realizamos reuniões, palestras, debates e outras mobilizações para promover a divulgação do projeto de lei e alertar às pessoas sobre a importância de combater a corrupção eleitoral, fazendo valer seus direitos como cidadãs", defende Hortência.

No Piauí, foram instalados comitês municipais nas cidades de Parnaíba, São Raimundo Nonato, José de Freitas e Picos. Em São Raimundo Nonato, por exemplo, a expectativa é que sejam coletadas mais de 3 mil assinaturas. "Estamos nos organizando para uma grande coleta de assinaturas pelas ruas da cidade. O Comitê Municipal, juntamente como Comitê de Controle Social farão uma caminhada pelas ruas, no próximo domingo, 07, convidando a população para colaborarem com esta campanha", informa Hildebrando Pires, coordenador da Cáritas Diocesana da São Raimundo Nonato.

No município de Picos, várias entidades locais, como Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); União das Mulheres Piauienses de Picos (UMP), Nona Gerência Regional de Educação do Piauí (9ª GREA), Rede dos Educadores de Picos/PI (RECID), Federação de Moradores e Conselhos Comunitários do PI (FAMCC), Pastoral do Idoso e Pastoral da Criança formaram o comitê municipal de combate à corrupção eleitoral.

Elas divulgaram a campanha em rádios e TV locais, distribuíram material de publicação sobre a lei e "estamos organizados para levar para a rua no dia 07 de Setembro, dentro da caminhada do Grito dos Excluídos, com faixas, cartazes, camisetas e distribuição de folhetos, uma coletar cerca de 5 mil assinaturas para a campanha de combate à corrupção eleitoral", explica Jefferson Andrade, integrante do comitê municipal de Picos.

Em todo o Brasil, a campanha coletou mais de 230 mil assinaturas e a expectativa é que a meta seja alcançada após a mobilização de 07 de setembro.

A lista com os postos de coleta instalados pelo Brasil está disponível no site do MCCE no link http://www.lei9840.org.br/postos.htm e é atualizada a cada novo posto confirmado. Confira o posto mais perto de você e participe dessa Campanha. Lembre-se de ter seu título de eleitor em mãos!


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: