Cidadeverde.com

Esporte não é incompatível com ensino, diz organizador dos Jogos Universitários

Imprimir

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2016 reuniram em Cuiabá milhares de atletas de alto rendimento com trabalhos para entregar, estágios para cumprir e sonhos profissionais que muitas vezes não estão apenas nas quadras, tatames e piscinas. Para o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) Luciano Cabral, a principal mensagem da competição é desconstruir a ideia de que esporte e educação não podem ser compatíveis.

“É preciso dar visibilidade a esse equívoco cultural que a gente tem no Brasil, essa distorção de que estudo e esporte não são compatíveis, e de que quanto maior o nível de sua performance esportiva, mais distante você fica da escola e da universidade”, disse Cabral. “O atleta universitário absorve a cultura esportiva, absorve conhecimento e depois se torna um cidadão forjado com esses valores”, acrescentou.

Com a participação de 26 estados e do Distrito Federal, o evento ocorreu entre 3 e 12 de novembro, e foi a primeira grande competição da CBDU depois do ciclo de eventos internacionais que terminou na Paralimpíada do Rio de Janeiro.

Segundo Cabral, a partir de agora, há uma tendência de redução de recursos privados no patrocínio esportivo, o que ocorreu em outros países que sediaram olimpíadas. Nesse cenário, o esporte universitário só poderá crescer se for entendido como um produto diferente pelas empresas, na avaliação do presidente da confederação. “Temos esporte com excelência, com qualidade e com os principais atletas do Brasil, mas com um diferencial: com pessoas que serão formadoras de opinião.”

Entre as estratégias para chamar a atenção dos patrocinadores para o esporte universitário estão parcerias internacionais, como a assinada em um protocolo de intenções com a Federação Africana de Esporte Universitário (Fasu).

No longo prazo, a intenção é que times campeões brasileiros no desporto universitário enfrentem equipes de outros países em amistosos. “Queremos, por exemplo, chamar uma seleção campeã de basquete do JUBs e fazer um desafio internacional com uma faculdade que joga a liga americana universitária, buscar transmissão e dar visibilidade”, explicou.

Medalhas

O JUBs 2016 terminou com grande concentração das medalhas distribuídas na primeira divisão dos esportes coletivos. A Universidade Paulista (UNIP), esteve em sete dos oito pódios masculinos e femininos de handebol, futsal, basquete e vôlei e suas equipes masculinas levaram os quatro ouros. A pernambucana Universidade Maurício de Nassau e a catarinense Unochapecó conquistaram três medalhas cada uma.

Principalmente com os resultados da natação, a UNIP já havia se destacado nos esportes individuais, se aproximando de 70 medalhas. A Uninassau chegou e pelo menos 20 pódios na primeira fase, e foi a segunda mais bem posicionada no JUBs.

Para o presidente da CBDU, o desempenho muito acima da média de instituições como a UNIP e a Uninassau tem reflexos positivos e negativos.

“É bom porque mostra que tem universidades que já perceberam o valor do esporte universitário e se apropriaram do calendário da CBDU”, avaliou. No entanto, segundo Cabral, “quando você tem uma universidade muito forte em um estado, você intimida as outras a participar.” O objetivo, segundo ele, não é formar times de elite em todas as instituições, mas garantir a oferta de esporte para o maior número de estudantes.

Fonte: Agência Brasil

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais