Cidadeverde.com

Prefeitura recolhe ?alcoólatra? de ruas e bares em Parnaíba

Imprimir
A Prefeitura de Parnaíba, literalmente, adotou o lema: ?Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai até Maomé?. É com essa simbologia que o Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas - (Caps-AD), da Prefeitura de Parnaíba, criou o sistema que está resgatando pessoas dependentes de bebidas alcoólicas nos bares da cidade.
 

O médico psiquiatra, Manoel Moreira de Abreu Filho, explica melhor essa novidade: ?Com a chegada do carro no Caps, pessoas treinadas para essa abordagem, estão resgatando nosso pacientes que retornam aos bares e se sentem envergonhados de voltar ao Centro?, afirmou Manoel Filho.

Ele conta que 40 pacientes são atendidos no Caps, que é um serviço financiado pelo governo federal e Prefeitura do município. Segundo o médico, 70% dos pacientes enfrentam o problema do alcoolismo e a maioria é do sexo masculino.

Manoel Filho conta que nesta primeira fase, os profissionais estão resgatando apenas os pacientes, mas a proposta é fazer uma abordagem direta com as vítimas do álcool nas calçadas e bares de Parnaíba.

?Existe uma rejeição dos alcoólatras em aceitar o tratamento. Eles acham que não há necessidade. Por isso, queremos uma abordagem mais ampla. No Caps oferecemos café, almoço, jantar, lances, além de oficinas, terapias ocupacionais e psiquiátricos?, afirmou Manoel Filho.

Devido o abandono da família, Manoel Filho, ressalta que é um fator que dificulta o tratamento do paciente. ?Quando abordamos o paciente na rua, destacamos que eles não têm do que lastimar, e que a recaída comprova que é uma doença e precisa ser tratada?, destacou o médico.    


Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: