Cidadeverde.com

Torben Grael é eleito vice-presidente da Federação Internacional de Vela

Imprimir

Um dos maiores medalhistas olímpicos da história do esporte brasileiro, Torben Grael foi eleito para o cargo de vice-presidente da Federação Internacional de Vela, a World Sailing, na Assembleia Geral da entidade realizada na cidad de Barcelona, na Espanha. 

Num marco emblemático para a vela brasileira, ele ocupará o posto pelos próximos quatro anos. 

“É uma honra para mim ser escolhido para uma função tão importante no meu esporte", disse Torben Grael. "Espero poder contribuir da melhor forma para o desenvolvimento da vela. Temos um desafio pela frente, de fortalecer a modalidade e engajar cada vez mais praticantes e fãs. Não apenas no que se refere às classes olímpicas, mas à vela como um todo”, completou. 

Aos 56 anos de idade, o ex-atleta acumula no currículo títulos impressionantes e importantes. Já conquistou cinco medalhas olímpicas, sendo duas de ouro (Atlanta 1996 e Atenas 2004, na classe Star), uma de prata (Los Angeles 1984, na Soling) e duas de bronze (Seul 1988 e Sydney 2000, na Star). Em 2015, tornou-se o primeiro brasileiro indicado para o Hall da Fama da World Sailing. 

Torben também é dono de seis títulos mundiais no esporte. Além disso, na Volvo Ocean Race, a famosa regata de volta ao mundo, o velejador levou o Brasil ao terceiro lugar na edição 2005-2006 com o barco Brasil 1. Na competição seguinte, em 2008-2009, foi o comandante do veleiro campeão, o sueco Ericsson 4. Para completar, é Coordenador Técnico da Equipe Brasileira de Vela. 

Experiência e conhecimento

Nome presente à Assembleia Geral da Federação Internacionaol de Vela como representante do Brasil, o presidente daCBVela ( Confederação Brasileira de Vela), Marco Aurélio de Sá Ribeiro, exaltou a importância da eleição de Torben Grael. 

“Não consigo imaginar um nome melhor para representar o nosso país dentro da Federação Internacional. Como velejador, ele conquistou tudo o que poderia, seja em classes olímpicas, não olímpicas e vela oceânica. Com toda a experiência e o conhecimento que ele tem, com certeza vai contribuir muito para o desenvolvimento do nosso esporte”, disse Marco Aurélio. 

O evento que nomeou Torben Grael teve a participação de representantes de 99 países e também elegeu o novo presidente da Federação Internacional de Vela, o dinamarquês Kim Andersen, que vai comandar a modalidade no ciclo olímpico dos Jogos de Tóquio 2020. Além do brasileiro, a entidade também terá outros seis vice-presidentes: Jan Dawson (Nova Zelândia), Gary Jobson (Estados Unidos), Quanhai Li (China), W Scott Perry (Uruguai), Ana Sanchez (Espanha) e Nadine Stegenwalner (Alemanha).


Fonte: iG 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais