Cidadeverde.com

Tempo fecha e chuvas devem ser mais frequentes até dezembro em Teresina

Imprimir

O sol se escondeu durante todo o sábado (19) e fez a expressão B-R-O-Bró perder um pouco o sentido. Com o céu nublado em pleno novembro, Teresina nem parecia a cidade que há um mês sofria com forte calor e incêndios. A temperatura máxima durante a tarde não passou dos 30ºC, o que pode ser considerado até ameno para os padrões locais. E apesar de apenas chuviscos terem sidos registrados até o fim da tarde, a tendência a partir de agora é que as chuvas se tornem mais frequentes na capital. 

Sônia Feitosa, gerente de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), afirma que o intervalo entre os dias de chuva passará a ser mais curto até chegarmos a dezembro, quando o período chuvoso deve começar. "É comum nessa época as nossas chuvas serem causadas por esse sistema, que é uma zona de convergência de umidade", explica a especialista. 

A previsão de chuva para Teresina era de pancadas na noite de sábado, podendo se estenderem até as primeiras horas do domingo. A zona de convergência atinge especialmente o Sul do Piauí, onde as chuvas devem continuar pelos próximos dias. A faixa de nebulosidade é extensa e alcança o Centro e Norte do estado, onde o clima deve continuar parcialmente nublado. 

"Essas chuvas não vão ser mais suprimidas, o espaçamento vai ser menor agora. Vez ou outra vai chover, até chegar dezembro, que é quando começa a chover mesmo", acrescenta Sônia Feitosa. 

Apesar da boa notícia de que as chuvas se aproximam, a meteorologia prevê que o registro delas, até janeiro, tende a ser abaixo da média para o período, ainda que seja esperada uma melhora em relação ao volume de precipitações dos anos anteriores. 

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais