Cidadeverde.com

Lista de pacientes para cirurgias eletivas será divulgada

Imprimir

Os pacientes que esperam a sua vez para realizar cirurgias eletivas, na rede hospitalar municipal de Teresina, terão como acompanhar a convocação pela Prefeitura, através de uma lista que será divulgada pela Fundação Municipal de Saúde. A lista deve conter o tempo médio previsto para atendimento dos inscritos, a relação dos pacientes habilitados para o procedimento cirúrgico, assim como a relação dos pacientes já atendidos.

Esse novo procedimento foi determinado pela lei sancionada pelo prefeito Silvio Mendes, e proposta pela vereadora Teresa Britto (PV), através de projeto de lei já aprovado pela Câmara Municipal. Com a divulgação e fiscalização pela Fundação Municipal de Saúde, as pessoas terão como acompanhar se a ordem está sendo cumprida e se programarem para a cirurgia. A coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, Amariles Borba, disse que o órgão ainda não foi comunicado da nova lei, mas tão logo seja vai tomar as providências mais adequadas para sua implantação.

A vereadora Teresa Britto acredita que vai inibir a atuação dos agenciadores de cirurgias, considerado o principal problema. ?O projeto se faz necessário para evitar que a fila de cirurgias seja ?furada? por interesses de um mau servidor público ou de agenciadores de pensão. A divulgação vai permitir maior transparência e objetividade no tratamento dos enfermos, banindo essa prática imoral?, afirmou a autora do projeto.

Os vereadores Valdinar Rodrigues (PP) e Dr. Pessoa (PDT) atuam na área da saúde e já se posicionaram sobre o caso. ?Eu toda dia vou ao hospital tentar cirurgias para as pessoas que me procuram e pouco consigo. Mas se eu tivesse 3 ou 4 mil reais, rapidamente seria atendido?, afirmou indignado o vereador Valdinar Rodrigues. Dr. Pessoa é médico cirurgião do Hospital Getúlio Vargas e afirma conhecer de perto a prática dos agenciadores que cobram dinheiro para burlar a fila de cirurgias.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: