Cidadeverde.com

'O Piauí me abraçou', diz Ramon Currius ao receber título de cidadão piauiense

Imprimir
  • ramon1.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9370.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9364.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9359.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9344.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9340.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9329.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9313.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9311.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9303.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9292.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9290.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9289.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9287.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9269.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9268.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9267.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9265.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9263.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9261.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9260.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9259.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9258.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9257.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9252.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9236.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9224.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9211.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9205.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com
  • WILL9193.jpg Wilsonfilho/Cidadeverde.com

O espanhol Ramon Currius encontrou em Teresina um novo lar. O empresário, nascido no interior da Espanha e filho de fazendeiros humildes, recebeu o título de cidadão piauiense, em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na última quarta-feira (23), após 10 anos da sua chegada ao Piauí. Ramon, que chegou a rodar todo o mundo a trabalho, escolheu o Piauí para construir a sua primeira empresa e residir, pois acreditou, desde o primeiro momento, que o Estado tem um grande potencial econômico e de negócios.  
 
"O Piauí me abraçou. Antes de morar em Teresina, já fazia dez anos que viajava pelo mundo a trabalho. Aqui tem muita gente trabalhadora e acolhedora, quem vem de fora se encontra em casa aqui. E sentir isso foi muito importante para decidir ficar em Teresina. Meu futuro estava aqui", disse.
 
Hoje, casado e com duas filhas, Ramon também se emociona porque lembra que, com muito esforço e dedicação, deixou para traz uma vida com dificuldades financeiras e por ter vencido diversos obstáculos.
 
"As pessoas não conseguem imaginar o que estou sentindo com esse reconhecimento. Estou lembrando de quando nasci, de como passei minha juventude porque foi muito duro; são coisas que passei na minha vida e que nunca vou esquecer. Isso aqui vai ser uma lembrança emocionante para toda a minha vida", recorda o empresário.
 
Homenagem ao pai

O pai de Ramon Currius, Lluis Currius, também foi homenageado.  Ao iniciar a solenidade, um minuto de silêncio foi realizado em homenagem ao pai do empresário, que faleceu há seis anos. Também em honra ao pai, Ramon pediu para que uma das cadeiras da mesa de convidados fosse destinada em memória ao genitor. 
 
"Meu pai era uma pessoa muito humilde. Ele vendeu o pouco que tinha e comprou uma pequena fazenda. Ele disse que se eu e meus irmãos quiséssemos estudar teríamos que trabalhar para pagar os estudos, mas que não faltaria um prato de comida na mesa. Era tudo muito pobre, e agora estou aqui sendo reconhecido pelo meu esforço, estudo e trabalho".

Ramon revelou ainda que herdou do pai valores que carrega para a vida, como responsabilidade e honestidade, que são fundamentais tanto para o sucesso profissional como pessoal.

 "O meu pai foi uma pessoa que humilde hipotecou toda sua vida para dar um futuro aos filhos. Em um momento tão importante como esse, eu quis dar essa homenagem a ele, pois ele já não está mais entre a gente aqui na terra. Ele me passou valores tão grandes, como honestidade, honradez, responsabilidade e trabalho", comentou o empresário.

 “Querer é poder” 

“Acreditar no que faz e acreditar que vai dar certo.”
 
 Reconhecimento

O deputado estadual Marden Menezes, autor do título de cidadania, relatou que após quase dez anos morando em Teresina, era chegada à hora de reconhecer honorificamente Ramon Currius como piauiense. Para o deputado, Currius é reconhecido por seu empreendedorismo e por gerar emprego e renda.

“Ramon tomou a decisão de abrir o próprio negócio aqui: a Construtora Galib, que já fez diversos empreendimentos na área de habitação. De forma que, quando uma pessoa vem para o nosso estado, como ele se identifica, em prol do investimento aqui, e cria condições para o desenvolvimento do Piauí, é justa essa homenagem para torná-lo de forma honorífica um cidadão assim como nós piauiense”, comentou Marden.  
 
O presidente da Ordem dos Advogados - seccional Piauí, Chico Lucas, comentou a entrega do título e destacou que o espanhol tem alma de piauiense.
 
“Ramon é um catalão que veio ao Piauí e se dedica a atividade mobiliária, fazendo coisas com qualidade e atenção. É um titulo merecido para uma pessoa que investe no Estado, saiu da Europa para cá, é um catalão espanhol, mas que tem a alma piauiense”, declarou Chico Lucas.
 
Já o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Francisco Elisomar Guimarães, também presente na solenidade, acrescentou que Ramon Currius é um empresário reconhecido em todo o Estado, além de trazer sua experiência de vida e a cultura europeia para o Piauí.
 
“Por ele ser espanhol, o próprio mercado imobiliário percebe as diferenças nas negociações e nas formas de investimento. A vinda dele é uma ousadia e o Piauí só tem a ganhar. Ele abrir uma empresa aqui é uma demonstração clara de que o Piauí é um celeiro de oportunidades. Muitas vezes, nós estamos aqui dentro falando de crise, e não percebemos as nossas riquezas. Ele percebeu e se tornou um empresário de sucesso”, disse Elisomar Guimarães.


                                
Perfil de Ramon Currius
 
Ramon Currius, 67 anos, nasceu no interior da Cataluny, na Espanha, perto da região das montanhas dos Pirineus. Ele é o segundo filho de três irmãos e teve uma infância foi marcada pelas duras condições da pós-guerra civil espanhola e Segunda Guerra Mundial.
 
Serviu às forças armadas por um ano e logo em seguida formou-se em administração. Iniciou suas atividades profissionais na indústria, onde passou a maior parte da sua vida.
 
Trabalhou durante 35 anos na mesma empresa, do setor de curtidos, conhecido como Grupo Codina. Nela, cresceu profissionalmente e, em 1992, assumiu a Presidência. O grupo possuía várias fábricas, na Espanha, Brasil, China, Nigéria e vendia para vários países da Europa, Ásia e América do Norte. Por conta deste cargo, Ramon passou muito tempo viajando.
 
Ainda em 1992, chegou pela primeira vez no Brasil, quando foi-lhe atribuída a responsabilidade de implantar o sistema de produção da matriz para a filial sediada no município de Parnaíba (PI), o Curtume Cobrasil. Esta indústria é até hoje, referência mundial na transformação de peles in-natura em produtos acabados.

Em 2005, decidiu deixar o grupo com o sonho de abrir a própria empresa. Na Espanha, ele já possuía participação numa sociedade do setor imobiliário, onde adquiriu experiência e conhecimentos. Em 2006, resolveu investir no Brasil, concretamente em Teresina. Aqui ele enxergou potencial de crescimento e fundou a Construtora e Incorporadora Galib Brasil Limitada.
 
A Galib tem construído mais de 600 apartamentos, dos mais simples até os atuais de alto padrão. A empresa tem no foco a construção de projetos únicos em nossa cidade e que são referência no setor. Ao tudo, são 12 condomínios construídos nos últimos 10 anos, gerando mais de 500 empregos, diretos e indiretos, de maneira permanente.

Conheça a empresa Galib
 
 
 
Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais