Cidadeverde.com

TJ lança novo portal da transparência e ampliar fiscalização nas contas

Imprimir
  • e0cf6b7c-0970-446c-af39-b1753227d93d.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • cddbfe6b-d195-4bea-8144-cb3ce9edeec5.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • af0b2bd0-cce4-4b19-a909-fa4eee93c961.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • a55f7c3d-b82d-4e8f-8190-615b05b4b845.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 1a4d4d55-83fa-4f35-ac5b-4d1ddfd8d1aa.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

O portal da transparência do Tribunal de Justiça do Piauí foi lançado nesta quarta-feira(30), pelo presidente do órgão, o desembargador Erivan Lopes. A ferramenta permite a extração de dados do sistema financeiro do estado (Siafem) para que a população e demais órgãos do país tenham acesso às receitas e despesas do TJPI. O objetivo é ampliar a fiscalização e a transparência das contas do judiciário piauiense.  

O presidente do TJ destacou que a nova ferramenta tem três pontos principais que é: a maior quantidade de informações disponibilizadas para a sociedade; a rapidez na atualização de dados; e o acesso fácil a essas informações, pois o portal está linkado no site oficial do TJ. 

“Todas as pessoas terão acesso as contas e receitas do TJ, como contratos, quadro de servidores, produtividade, pagamentos, orçamento e metas. Basta acessar o novo portal a partir de hoje que as informações estarão lá”, disse Erivan Lopes. 

O portal é uma parceria do TJPI e da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) do Estado. 

Selo digital

Na oportunidade, o desembargador também anunciou que o TJ irá trabalhar com o selo digital em documentações autenticadas nos cartórios. A ferramenta é um projeto piloto que deverá ser oficializada somente no próximo mês. 

O desembargador Erivan Lopes explicou que as pessoas irão comprar os selos pela internet, para autenticação dos documentos e uma leitura óptica sobre o selo vai detalhar as informações que contêm, como se fosse uma espécie de código de barras.  

“Quando você vai no cartório autenticar um documento, ou receber escritura, tem o selo da Casa da Moeda, este selo será substituído por um selo digital, que está sendo criado a partir do banco de dados do tribunal e ele vai produzir uma espécie de código de barra, que terá todas as informações do documento que serão vistas na leitura óptica. Num registro de nascimento, por exemplo, saberá a data que nasceu, o nome dos pais”, especifica o presidente. 

Ele disse que o selo digital também vai permitir que o Tribunal faça uma maior fiscalização na prática e no ato dos cartórios tanto parte judicial quanto extra-judicial e na questão das custas e recolhimentos. 


Flash de Carlienne Carpaso
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais