Cidadeverde.com

Ministério da Saúde promove dia D contra a dengue em Teresina

Imprimir

Amanhã (2) o Ministério da Saúde (MS) realiza mobilização nacional no combate e prevenção a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A mobilização irá ocorrer simultaneamente em todos os estados do Brasil. No Piauí, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, será representado pelo presidente Nacional da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Henrique Pires.

Em Teresina, várias atividades alusivas ao combate do mosquito a dengue, zika e chikungunya serão realizadas na zona norte da capital, mais precisamente na Praça do Poty Velho. A população será convidada a participar de cursos, ouvir palestras, realizar ações contra o mosquito da dengue e outras atividades, das 7 horas até ao meio dia. 

Em toda a praça serão dispostos estandes e trabalhos de combate a proliferação do Aedes. Exposição de peças produzidas a partir garrafas e embalagens recicladas. Também estarão expostos móveis feitos a partir da reutilização de pneus e uma tenda com orientações de prevenção de criadouros, demonstração do ciclo biológico do mosquito e espaço criança, com colagens e pinturas acerca do tema.

Segundo o presidente da Funasa a melhor forma de combater estas doenças continua sendo a prevenção. "Estamos no período de maior proliferação do mosquito e os estudos, as pesquisas, todos os dados mostram que a proliferação do mosquito da dengue conta com a negligência, então estes momentos de mobilização são de extrema importância para chamar atenção da população para a importância da prevenção", explica Henrique Pires.

PIAUÍ - “No primeiro semestre de cada ano, observamos o aumento dos dados de incidência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Por isso, estamos, juntamente com a Fundação Municipal de Saúde e as Forças Armadas engajados em mobilizar a população para esse combate”, disse a gerente de Vigilância em Saúde, Miriane Araújo.

Em videoconferência realizada ontem (29), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, fez pronunciamento à representantes dos 27 Estados que participavam simultaneamente da reunião e pediu “o máximo empenho de todos no desenvolvimento das ações planejadas”. Na sua fala durante a audiência, a superintendente de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, evidenciou o trabalho do Piauí no combate ao mosquito e informou dados da dengue no Estado. “Dos 224 municípios, temos 48 com prestação de informações atualizadas, 176 sem prestar informações e nove municípios em estado de alerta”, disse. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais