Cidadeverde.com

Incêndio em festa da Califórnia deixa 24 mortos, dizem autoridades

Imprimir

As autoridades confirmaram a morte de 24 pessoas no incêndio em um armazém onde acontecia uma festa com um coletivo de artistas em Oakland, na Califórnia, nos EUA. As informações são de agências internacionais.

Inicialmente, nove corpos haviam sido encontrados e cerca de 20 pessoas estavam desaparecidas, segundo o sargento Ray Kelly, da polícia local.

Pouco antes, um oficial da polícia havia evocado a possibilidade de 40 mortos ou mais.

Dezenas de pessoas se reuniram desde a noite de sábado (3) na Igreja dos Chimes, a cerca de 11 km do local do fogo, para oferecer orações pelas vítimas. "É uma tragédia, um monte de jovens saindo para ter diversão no lugar errado e na hora errada", disse o morador de Oakland Shayne Keator, que participava da vigília.

As chamas engoliram a estrutura de dois andares. O prédio ocupava cerca de meia quadra da cidade e abrigava um conglomerado de estúdios de artistas, estandes de artesanato, antiguidades e móveis.

O incêndio começou às 23h30 da sexta-feira, no distrito de Fruitvale, uma área majoritariamente latina, que também abriga muitos artistas que vivem e trabalham em lofts.

A Chefe de Bombeiros da cidade, Teresa Deloach Reed, disse que a chama marcou o pior incêndio de estrutura única que ela viu em sua carreira. A prefeita Libby Schaaf chamou isso de "cena devastadora".

No sábado à tarde, os socorristas precisaram sair do edifício, em razão do risco de desmoronamento. Ainda não se sabe a causa do incêndio, ocorrido durante uma festa de música eletrônica da qual participaram entre 50 e 100 pessoas.

Algumas das vítimas eram estrangeiros, o que torna mais difícil a identificação das vítimas, que têm entre 20 e 30 anos.

Um centro de assistência familiar foi estabelecido para reunir informações sobre as pessoas desaparecidas e informar os parentes.

Nas redes sociais, parentes buscavam informações sobre os participantes na festa. O Facebook também desencadeou o dispositivo que permite que seus inscritos confirmem em um clique se estão seguros.

A festa de música eletrônica ocorria no segundo andar do edifício, que tinha apenas duas saídas. O armazém tinha várias divisórias que haviam sido acrescentadas, e uma escada construída provisoriamente.

O teto do armazém desabou no segundo andar do prédio durante o incêndio, segundo as autoridades, e partes do segundo andar cederam em seguida.

A maioria das vítimas morreu no andar superior do armazém, conhecido como "nave fantasma de Oakland". A estrutura do prédio, de dois andares, foi planejada para abrigar 50 pessoas.

Dezenas de pessoas participavam da festa, onde se apresentava o músico Golden Donna, conhecido como Joel Shanahan.

Trabalho dos bombeiros

O fogo, que foi controlado na manhã de sábado, "propagou-se muito rapidamente", segundo Teresa. "O teto caiu e há grandes escombros que precisam ser removidos", assinalou.

Quando os bombeiros entraram no armazém para combater o fogo, se depararam com uma grande quantidade de móveis e objetos artísticos, que atrapalharam o trabalho.

"Estava lotado de móveis e outras coisas, coleções (...) era quase como um labirinto", declarou Teresa Deloach-Reed, que também descreveu uma "escada artesanal como uma gaiola" de acesso ao primeiro andar, onde a maioria das vítimas foram encontradas.

Nenhum detector de fumaça parece ter sido ativado durante o incêndio.

O fotógrafo Bob Mule, frequentador do local, disse à rede de TV KTVU que não conseguiu acionar o extintor.

Ele também contou que tentou ajudar um amigo, antes de desistir. "Sentia a minha pele sair sob o efeito do calor", declarou. 

Outro artista disse que o fogo começou na parte de trás do prédio, onde 18 artistas dividiam o espaço.

Investigação

As autoridades disseram que não suspeitam de incêndio criminoso, mas os investigadores querem descobrir se o prédio teve uma história de violação de códigos de construção.

A investigação deverá estabelecer se os proprietários do armazém e seus ocupantes tinham todas as autorizações necessárias para utilizar o local.

Algumas testemunhas relataram que artistas viviam no local, mas o edifício deveria funcionar apenas como "local de trabalho", segundo a prefeita de Oakland, Libby Schaaf.

"Vai levar tempo até que toda a investigação seja concluída, mas as famílias têm o direito de saber o que aconteceu", declarou.

Algumas das mudanças na estrutura tornaram extremamente difícil escapar do incêndio, explicou a chefe do corpo de bombeiros, Teresa Deloach-Reed, em entrevista coletiva.

Uma autoridade municipal indicou que a prefeitura investigará "construções ilegais" realizadas no interior do armazém, chamado de "Ghostship" (nave fantasma).

Histórico

Oakland é uma cidade de 420 mil habitantes situada diante de San Francisco, do outro lado da baía de mesmo nome.

Apesar de já ter tido fama de cidade insegura, hoje atrai setores em busca de aluguéis mais baratos do que em San Francisco.

Em 20 de fevereiro de 2003, um incêndio causado por fogos de artifício em uma boate de West Warwick, nordeste dos EUA, causou a morte de 100 pessoas.

O incêndio mais trágico em nível nacional durante um espetáculo remonta a 1903, quando 602 pessoas morreram no Iroquois Theater de Chicago, segundo a National Fire Protection Association.

 

Fonte: G1.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais