Cidadeverde.com

Estudantes de Parnaíba invadem a reitoria da Uespi e denunciam agressão

Imprimir
Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com


Um estudante teve um dedo quebrado e outros três ficaram feridos após confronto com policiais no setor administrativo da Uespi, bairro Pirajá, zona norte de Teresina. Um grupo de aproximadamente 100 estudantes dos cursos de Odontologia e Enfermagem da cidade de Parnaíba ocupam a entrada da reitoria desde o início da manhã, em protesto por melhores condições de ensino. Por volta de meio-dia, eles decidiram fechar o acesso ao prédio, e o tumulto começou.

Os estudantes impediram um funcionário de levar comida para a reitora Valéria Madeira, que mesmo no prédio ainda não anunciou que irá receber os acadêmicos. Foi solicitado reforço policial, e depois disso a entrada e saída de pessoas no local foi barrada. Os discentes e policiais entraram em confronto e quatro foram agredidos. Eles denunciam que a polícia usou cacetetes para bater nos estudantes, que estão registrando boletim de ocorrência na delegacia da região e prometem ir ao Instituto Médico Legal para exame de corpo de delito.




A presidente do Centro Acadêmico de Odontologia da Uespi/Parnaíba, Allane Samara Silva, disse que vem tentando negociar com a reitora e ela, de forma irredutível, se recusa a receber os alunos. Isso mesmo com eles tendo feito comunicado prévio de suas reivindicações. Eles alegam que a manifestação é pacífica e feita em um local público, mas com a recusa da reitoria eles se viram forçados em barrar o acesso de pessoas ao prédio.

Os estudantes querem melhoria na clínica odontológica, contratação de novos professores, dentre outras reivindicações. Eles denunciam que falta de estrutura e até material de limpeza, além dos cursos não contarem com um biotério, laboratórios, e ar-condicionado nas salas.



Yala Sena (flash da Uespi)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais