Cidadeverde.com

Orçamento será adequado à junção da Saúde e deve ser votado no dia 15

O Orçamento para 2017 da Prefeitura de Teresina deve ser votado até esta quinta-feira (15) na Câmara Municipal de Teresina. O projeto já se encontra na Casa legislativa sendo analisado.

 O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) – Exercício 2017 prevê receita de R$ 3.091.269.582,00 (três bilhões, noventa e um milhões, duzentos e sessenta e nove mil e quinhentos e oitenta e dois reais). Desse total, R$ 1.352.888.000,00 são de receita própria. A receita própria para o próximo ano é 6,37% maior do que o previsto para o exercício financeiro de 2016, de acordo com informações da Prefeitura de Teresina.    

O vereador José Ferreira (PSDB), líder do governo municipal na Câmara, disse que ele já deveria ter sido votado, mas que o prefeito Firmino Filho (PSDB) pediu para que fosse adiado, e esperasse que fosse encaminhada pela Prefeitura a mensagem que altera a estrutura de Saúde no município. 

O prefeito anunciou hoje que agora haverá a unificação dos três órgãos em um só. Agora haverá apenas a Fundação de Saúde. Serão excluídas a Fundação Hospitalar e Fundação Municipal de Saúde. Firmino Filho disse que a proposta será encaminhada à Câmara hoje.

"Como vai haver essa alteração e deve haver uma adequação nos gastos da saúde, o prefeito pediu para que a gente esperasse que chegasse até a Câmara para votar o orçamento”, explicou o vereador.

Tanto o prefeito com o novo secretário de Saúde municipal, Silvio Mendes, disseram que a junção irá reduzir custos na saúde. Sobre isso, o vereador não soube informar ainda como ficará a disposição dos gastos da área na previsão orçamentária.

Para a Saúde, ele falou que será disponibilizado cerca de 34% do valor total do Orçamento, e para a Educação, cerca de 25%. “É quase o dobro da exigência por Lei”, lembrou. 

A útima sessão ordinária deste ano na Câmara será no dia 20 de dezembro.
     

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais