Cidadeverde.com

Entidades protestam contra indicação de Ricardo Bandeira e pedem volta de ex-secretário

Imprimir
  • pmt7.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pmt6.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pmt5.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pmt4.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pmt3.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pmt2.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pmt1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

Representantes de entidades ligadas à Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) entregaram ao prefeito Firmino Filho documentos em protesto ao novo secretário da pasta, Ricardo Bandeira. Movimentos como Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab) e a Central de Compras de Bordadeiras de Teresina, entre outros, defendem a permanência do ex-gestor, Olavo Braz. 

"Foi ele quem abriu as portas da secretaria e conseguiu efetivar políticas públicas para as comunidades tradicionais e outros setores, como bordadeiras e artesãos. Entendemos que plantamos uma semente e agora precisamos colher, para dar continuidade a todo o trabalho da Semest nos últimos quatro anos, a gente precisa do Olavo... ele é comprometido e não olha as pessoas pela questão religiosa, mas pelos povos", disse o Pai Rondinele de Oxum.

Movimentos ligados à Semest reprovadam a indicação do novo gestor por sua "postura conservadora" e por temerem uma descontinuidade no trabalho da secretaria. 

"Ele é evangélico e conservador. O movimento por muitas vezes tentou diálogo com ele, mas nunca teve êxito", destacou. 

Uma das ações do gestor indicado, que ganhou destaque pela controvérsia da proposta, foi a tentativa de garantir ao deputado federal e pastor Marco Feliciano (PSC-SP) o título de cidadania teresinente. Como vereador, Ricardo Bandeira sofreu duras críticas, porque Feliciano é considerado um parlamentar com posicionamentos intolerantes às pessoas LGBT.

A mãe Ruthneia de Iansã, coordenadora estadual do Cenarab, acredita na sensibilidade do prefeito que deve reavaliar a indicação de Ricardo Bandeira para a pasta. 

"Buscamos o que é melhor não só para nós povos tradicionais de terreiro, mas estamos pensando nas bordadeiras que têm muitos projetos em andamento, nas artes populares e tantas outras associações  que estão cheias de projetos. Mesmo sendo o mesmo prefeito, se muda o secretário, não há continuidade. Entendemos que as articulações políticas são necessárias nesse novo governo, mas que ele mantenha o Olavo Braz e não mexa no que está dando certo, como fez em outras secretarias. O prefeito é humano e sensato. Acredito que diante de tantas solicitações, o prefeito fará uma revisão de tudo isso e encontrará um lugar maravilhoso para o Ricardo Bandeira", Ruthneia. 

Durante a posse dos novos membros do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), que ocorreu na sede da prefeitura de Teresina na manhã desta segunda-feira (12), também foi reivindicado a criação de um órgão municipal de Igualdade Racial. 

"Precisamos de um espaço dentro do município para que possamos dialogar. Toda vez que vamos a algum órgão sempre ouvimos que não têm competência para isso. Precisamos de um espaço que colha as nossas demandas como a Semest acolheu a Cultura Negra Estaiada na Ponte que entrou para o calendário de Teresina, onde conseguimos reunir mais de 5 mil terreiros na Ponte Estaiada e expormos os produtos confeccionados nos terreiros", reforça Pai Rondinele de Oxum. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais