Cidadeverde.com

Neste período chuvoso, saiba como evitar mofo nas paredes, roupas e móveis

Imprimir

Ambientes úmidos e escuros são ideais para a formação de mofos nas casas. A ação dos fungos aparece em forma de manchas escuras que podem afetar não só as paredes, móveis como também as roupas. Removê-las não é uma tarefa fácil mas também não é impossível. Vamos as dicas para evitá-las: 

 

Nas roupas 

- Roupas só podem ser guardadas no guarda-roupas se estiverem realmente limpas. Nada de guardar quando se usou apenas uma vez e por poucas horas. Muitas vezes, uma pequena gota de suor, de chuva ou de gordura natural do corpo podem causar manchas amareladas quando ficam muito tempo impregnadas na roupa.


- Se você não sabe como tirar a mancha é melhor levar direto a uma lavanderia. O profissional saberá que produto usar para não alterar a cor do tecido ou até mesmo danificá-lo. 

- Se o mofo da roupa é originado de umidade recente no guarda-roupa, às vezes o problema já se resolve, colocando a peça no sol e passando uma escova; 

- Manchas recentes são mais fáceis de sair, tente lavar a peça de roupa antes de qualquer medida mais drástica. 

- As portas de closets ou de guarda-roupas devem ser abertas durante o dia para arejar, regularmente, especialmente se o local pega sol; 

- Jamais guarde roupas de uma estação para outra em sacos plásticos. Isto porque mudanças climáticas bruscas pode propiciar umidade nas peças embaladas em plastico propiciando a formação do fundo do mofo nas peças. Este método de armazenamento só pode ser usado se for à vácuo. 

- A dica para guardar roupa por muito tempo é envolvê-las em um tecido de algodão branco ou papel de seda antes de acomodar no guarda-roupa; 

- Os edredons devem ser enrolados em um lençol; 

- Quebre giz de quadro-negro em pequenos pedaços e distribua-os em pequenos copos nos cantos do armário. De tempos em tempos, ou quando o giz estiver úmido, descarte-o e reponha novos 

- Não guarde toalhas úmidas 

- Couro é suscetível ao mofo, então retire suas peças do armário regularmente para arejar 

 

Nas paredes 

- Se o mofo é superficial, não há descasques de tinta e reboco, pode-se usar um produto de aparência leitosa pode resolver. Primeiro, faça a remoção da tinta com uma máquina lixadeira, e depois passe um produto impermeabilizante no reboco. Só depois volte a pintar a parede novamente. 

- Mas se há infiltração, o procedimento é bem mais complicado. Se o reboco desagrega, solta pedaços da tinta, o caso é para um profissional pois será necessário a aplicação de outros produtos mais fortes para o isolamento dos tijolos e até das vigas. 

 

Móveis 

- Móveis ou estofados mofados é sinal de que pode haver infiltração nas paredes atrás deles ou apenas falta de arejar o local. Quando o mofo é recente (por volta de três meses) e ainda não se instalou nas fibras do estofamento a remoção é possível. Caso contrário, a mancha não sairá totalmente, mas poderá ser clareada. 

- Para guardar móveis por muito tempo, cubra-os com mantas de tecido para proteger do pó. Nunca use papelão para cobrir, pois eles podem grudar na superfície de móveis com cobertura de laca, danificando o mesmo na hora da retirada. 

- Plástico para embalar também é problema, principalmente no inverno porque neste período o plástico condensa e certamente vai mofar o móvel. Estofados com tecidos que contém muito algodão são difíceis para retirar a mancha. Os tecidos que tem mais acrílico facilitam a manutenção e limpeza. E tem chances bem menores de mancharem.


Fonte: Bonde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais