Cidadeverde.com

Brasileira está entre os 10 cientistas mais importantes de 2016

Imprimir

Foto: Divulgação

Celina Turchi, especialista brasileira em doenças infecciosas da Fiocruz Pernambuco, foi escolhida pela revista científica Nature como uma das dez cientistas mais importantes de 2016. Para realizar o estudo, a pesquisadora montou uma força-tarefa com epidemiologistas, especialistas em doenças infecciosas, pediatras, neurologistas e biólogos especializados em reprodução de várias partes do mundo.

O conhecimento sobre o zika era limitado na época. Com o material produzido junto com a sua equipe, Celina conseguiu comprovar e demonstrar a relação do vírus com a microcefalia.

“Estou grata e entendo que esse foi o reconhecimento de um trabalho coletivo, não só de nós pesquisadores, mas por todos profissionais de saúde envolvidos. Foi fruto também da oportunidade de poder contar com grupos experientes e qualificados de laboratório, clínica, neurologia e com apoio da instituição”, declarou Celina, em nota oficial.

A lista também conta com a argentina Gabriela González, por uma pesquisa inovadora sobre ondas gravitacionais e o espanhol Anglada Defendi, que entrou na lista por ter descoberto que um planeta parecido com a Terra, a“ Proxima b”.

Além disso, um dos criadores da empresa de inteligência artificial DeepMind, Demis Hassabis, entrou no ranking por ter desenvolvido o programa AlphaGo, que foi capaz de vencer o campeão mundial do “Go”, conhecido como “xadrez oriental”.

O nascimento do primeiro bebê do mundo através de uma técnica de reprodução assistida que usa o DNA de três pais diferentes também se tornou realidade neste ano, o que fez os organizadores incluírem na lista de personalidades o especialista em fertilidade John Zhang.

Outro que está na relação é Kevin Esvelt, que obteve o reconhecimento da revista pelo descobrimento dos possíveis efeitos negativos de uma polêmica técnica, que ele mesmo ajudou a criar. Esvelt utilizou um método genético para fomentar ou suprimir a expressão de certos genes em populações de uma espécie, evidenciando apenas um traço entre os indivíduos.

Fonte: EFE

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais